Publicado em 10/05, às 10h47
por Redação
Um vídeo que viralizou nas redes sociais capturou o momento em que uma viatura da Polícia Militar avançou contra estudantes durante um protesto em frente à Escola Estadual João Solimeu. Os estudantes protestavam contra o suposto fechamento de salas de aula na escola. A Secretaria Estadual da Educação negou os acontecimentos.
No vídeo, a viatura desce a Estrada do Sabão em direção ao grupo de estudantes, que quase foram atropelados. Não há informações sobre feridos até o momento. Outro trecho do vídeo mostra policiais militares lançando spray de pimenta em direção aos alunos em frente à escola.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a PM foi acionada para acompanhar o protesto, e os estudantes teriam lançado pedras e outros objetos contra os policiais, resultando em danos a uma viatura. Alguns estudantes foram apreendidos e levados ao 72° Distrito Policial da Vila Penteado, sendo posteriormente liberados na presença de seus responsáveis após assinatura do termo circunstanciado.
A SSP declarou que está analisando as imagens e tomará medidas cabíveis em caso de irregularidades operacionais dos agentes. A Bancada Feminista do PSOL criticou a ação da PM, assim como a deputada estadual Professora Bebel (PT), que condenou a conduta dos policiais nas redes sociais.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo negou o fechamento de salas na Escola Estadual João Solimeu e afirmou que a unidade está aberta ao diálogo e apoia a livre manifestação. Uma equipe do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva) está atuando na escola para conscientização e mediação de conflitos. As autoridades educacionais estão disponíveis para fornecer mais esclarecimentos aos responsáveis.
Adicione Comentário