Publicado em 27/12/2022 às 10h
por Redação
Você sabia que com uma única bolsa de sangue é possível salvar até quatro vidas? Neste período de festas, quando a demanda por sangue aumenta nas emergências e a frequência de doadores diminui, os estoques ficam mais baixos. Na Fundação Pró-Sangue, que atende cerca de 100 instituições da rede estadual de saúde, a disponibilidade está em situação crítica para os tipos sanguíneos O negativo, O positivo, A negativo, B negativo e AB negativo. Já os estoques de A positivo e B positivo estão em situação de alerta. Para ajudar, acesse www.prosangue.sp.gov.br e agende sua doação
O Banco de Sangue de São Paulo, que atende 40 hospitais da capital, também está com os estoques baixos – 66% abaixo do ideal. A situação é crítica para os tipos O positivo e O negativo. Considerando o estoque atual, há sangue suficiente para uma semana apenas. Por aqui, não é necessário efetuar agendamento – basta comparecer à Rua Tomás Carvalhal, 711 – Paraíso, de segunda a sábado, das 7h às 18h. Mais informações pelos telefones (11) 3373-2050 e (11) 97117-3886.
Vamos doar
Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde e descansado, comparecer alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação. Também é recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se estiver com gripe ou resfriado, o candidato deve se recuperar e aguardar uma semana até que esteja apto à doação.
Adicione Comentário