SAÚDE

Doria lança aplicativo para agendamento de consultas e exames em postos de saúde

App 'Agenda Fácil' também permite que pacientes de UBSs cancelem agendamentos pelo celular. Aplicativo possui cartão do SUS virtual

Publicado às 16h10

G1 São Paulo

O prefeito João Doria (PSDB) lançou nesta segunda-feira (26) um aplicativo de agendamento de consultas nas 459 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. Além de agendar, o aplicativo “Agenda Fácil” também permite confirmar e cancelar consultas e exames pelo telefone celular.

O aplicativo estava em teste desde outubro de 2017 e tem mais de 7 mil usuários cadastrados. Os outros canais de agendamento não serão substituídos e continuam funcionando.

“Quem sabe consigamos diminuir o absenteísmo com essa taxa de 34% caindo para 20%. Mas se assim não for, não já prejuízo para a fila. É um passo muito grande que dá a saúde pública com esse sistema. Amanhã pode ser levado para o governo estadual, outras capitais brasileiras. Ele funciona. Foi muito testado”, disse Doria.

O aplicativo está disponível para download gratuito no Google Play e na Apple Store. Para utilizar o app pela 1ª vez, é preciso retirar um código de acesso na UBS de referência do paciente. É possível pesquisar a unidade que corresponde a seu endereço no Busca Saúde.

O secretário de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, disse que o app irá dar mais conforto aos usuários da rede pública. “Ainda há muito para ser feito, mas o caminho é isso, desburocratização e melhora da qualidade de vida do paciente”, afirmou.

Já o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, acredita que o modelo será adotado em outras cidades.”Que as pessoas possam se empoderar da sua própria agenda. Isso vai ser uma revolução na saúde. Acho que vamos ter que orientar e ensinar as pessoas que vão querer isso fora de São Paulo”, disse.

O objetivo do aplicativo é diminuir as filas para marcação de consultas e minimizar as ausências, possibilitando que outros pacientes ocupem o horário vago. O paciente receberá alertas do app lembrando do agendamento cinco, três e um dia antes da consulta ou exame.

O Agenda Fácil tem um espaço para o perfil do usuário. Nele, o paciente consegue inserir ou atualizar seus dados de telefone e e-mail. O aplicativo também possui o cartão SUS virtual que fica no celular do usuário.

Fechamento AMAs

O secretário da Saúde, Wilson Pollara, também falou sobre o fechamento das AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais). Segundo ele, as mudanças que ocorrerão não implicarão em menos médicos e atendimento prejudicado.

“A AMA é o oposto disso [que estamos propondo]. Os médicos estão ali à disposição, muitos são de fora, um médico que não te conhece. Acontecem as chamadas consultas de demanda espontânea. Nenhuma unidade será fechada. O que faremos: o mesmo médico da família vai atender a consulta agendada e a por demanda. Estamos apenas unindo os sistemas. Nosso orçamento vai aumentar. Vamos contratar mais equipes de medicina da família”, disse.

No início de março, a Prefeitura de São Paulo anunciou que irá reorganizar o sistema de saúde pública. Entre as mudanças está o fechamento das 108 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), que serão absorvidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jessy
  • l'échelle de la fable
  • Allumées, la nuit
  • le chemin latéral
  • le baobab de Tananarivo
  • Le souk des élégances
  • La gargotte
  • la rencontre inattendue
  • aux limites