SAÚDE

Em cinco meses, testagem contra a Covid-19 teve queda de cerca de 70% no estado de São Paulo

Publicado em 15/12/2021 às 9h

Via G1

O número de testes PCR realizados contra a Covid-19 no estado de São Paulo caiu 70,5% de junho a outubro na rede pública. Entre os meses de setembro e outubro, o número de testes realizados não ultrapassou os 200 mil. Eles foram realizados apenas em pacientes que apresentavam algum sintoma de Covid-19, o contrário do que especialistas recomendam.

“Especialmente nesse momento que estamos em alerta, seria o ideal de reforçar os esforços testes. Ir além de testar somente sintomáticos, esse que foi o erro do Brasil ao longo da pandemia. Precisamos ir além desse grupo”, afirma Lorena Barberia, membro do Observatório Covid-19. “Não estamos usando o teste PCR em massa, mas os testes que temos disponíveis poderíamos estar utilizando de maneira mais inteligente. Testar amplamente os casos, essa seria uma forma inteligente de enfrentar a variante”, completa.

A testagem apenas de pessoas com sintomas e próximas de quem testou positivo faz parte do protocolo do Ministério da Saúde desde o começo da pandemia. Para a Secretaria Estadual da Saúde, a diminuição dos testes é um reflexo da ampliação da vacinação.

“Com isso nós temos menos vírus circulando e menos pessoas apresentando sintomas. No Instituto Adolfo Lutz, temos capacidade instalada para realizar o maior número de testes possíveis e neste momento de fato a demanda está reduzida. Isso se deve ao momento da pandemia em que estamos, graças ao aumento das taxas de cobertura vacinal no estado”, afirma Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do estado.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí

Testes em assintomáticos na capital

A Prefeitura de São Paulo montou uma tenda no Aeroporto de Congonhas para a testagem de pessoas assintomáticas. Os profissionais da saúde estão buscando pessoas sem sintomas para a realização do teste. A ação, feita em parceria com o Instituto Butantan, ocorre em locais da cidade de grande concentração, e tem o objetivo de avaliar a incidência de pessoas assintomáticos, analisar o seu potencial de transmissão e realizar a análise genômica dos casos positivos. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode fazer gratuitamente o teste, do tipo RT-PCR, até 17 de dezembro.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Querschnitt
  • Sunbath
  • Run, run, run, the bullet is close to you (ou la tentative d'assassinat d'un coureur de jupons)
  • Le crêpier
  • La déesse de l'Abondance
  • Ufer
  • Bridge
  • Ballhaus
  • Training