SAÚDE

Exame do coração é essencial antes de jogar bola aos 40 anos

Além dos riscos físicos, o churrasco pós-pelada aumenta a possibilidade de um problema de saúde

Publicado às 8h40

Agora

Aguenta coração! Visto como uma das grandes paixões do brasileiro, o churrasco com aquela cerveja depois de bater uma bola no final de semana não é recomendável, especialmente para aquele atleta de fim de semana, que não faz nenhuma atividade física de segunda a sexta, mas pensa que vai disputar uma final de Copa de Mundo no sábado.

“Você já submeteu o seu coração a um estresse ao qual ele não está preparado. Com o churrasco, o risco aumenta mais ainda porque você está usando energia para digerir a quantidade de gordura, mais uma sobrecarga além daquela que o seu corpo está preparado para ter”, explica o médico Ricardo Munir Nahas, coordenador do Centro de Medicina do Esporte do Hospital Nove de Julho, em São Paulo.

Coração em risco

Mas os problemas não param por aí. E quem tem algum fator de risco, precisa redobrar a atenção. Quem passou dos 40 anos de idade e quem está acima do peso, precisa tomar mais cuidado.

“Fazer uma atividade de alta intensidade como o futebol é um problema, porque essas pessoas não têm o condicionamento cardiovascular adequado”, alerta Guilherme Sangirardi, cardiologista da Unifesp.

Mesmo que não seja a frequência ideal, ele diz, praticar futebol uma vez por semana é melhor do que o sedentarismo. Mas antes de sair chutando uma bola por aí, a recomendação é visitar um cardiologista e fazer uma avaliação clínica.

“Precisamos avaliar o histórico familiar. Quem está acima do peso corre mais risco de ter hipertensão, por exemplo. E aí está lá, jogando bola, passa mal, pode ter um enfarte ou até um AVC”, afirma o cardiologista.

Só depois que tudo estiver bem, que o atleta de fim de semana estará apto a jogar.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • armoire
  • Selma au fichu
  • dattes bananes sur fond vert blanc rouge
  • vrac d'olives
  • Peluche
  • Raquel
  • petit homme, la Méditerranée résiste
  • Khill
  • Aldo