SAÚDE

Governo de SP quer iniciar vacinação infantil com ou sem aval do ministério; Fiocruz defende imunização

Publicado em 29/12/2021 às 9h30

via R7 e Agência Brasil

Com o modelo de cartão de vacinação contra a Covid-19 que será destinado ao público infantil pronto e já sendo impresso, o governador de São Paulo, João Doria, reforçou que o plano do estado é iniciar a vacinação da faixa etária o mais rápido possível. “Com ou sem aprovação do Ministério da Saúde”, declarou.

Carteirinha de vacinação infantil. Foto: Reprodução/Governo de SP

Segundo o tucano, que desde o início da pandemia trava batalhas com o governo federal e com o Ministério da Saúde quando o assunto é vacina, a questão não é de “formalização”, mas de proteção à população. Mesmo sem o sinal verde do ministério, Doria diz confiar que o governo paulista terá as vacinas para iniciar a imunização das crianças logo no início de janeiro. Por enquanto a vacina da Pfizer é a única autorizada pela Anvisa para a vacinação de crianças. Contudo, o governador afirmou estar “gestionando” um pedido de uso emergencial da CoronaVac.

Exigências

Após abrir uma consulta pública para avaliar a vacinação infantil contra a Covid-19 no país, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na semana passada que o governo federal vai vacinar crianças de 5 a 11 anos, mas deve requisitar prescrição médica e assinatura de termo de consentimento pelos pais. As exigências não existem para outros grupos que já tiveram a vacinação autorizada.

Fiocruz defende importância de vacinar crianças

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou ontem nota técnica em que defende a importância de vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. A Fiocruz avaliou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma análise técnica rigorosa para autorizar a aplicação dos imunizantes em crianças dessa faixa etária e que a vacinação infantil já foi iniciada em outros países, sendo ferramenta fundamental no controle da pandemia. “Ainda que em proporções de agravamento e óbitos inferiores aos visualizados em adultos, as crianças também adoecem por covid-19, são veículos de transmissão do vírus e podem desenvolver formas graves e até evoluírem para o óbito”, diz a Fiocruz, que acrescenta que eventos adversos pós vacinação têm se mostrado raros e menos frequentes que as complicações e óbitos.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • les épices
  • guenilles
  • aretha
  • Intérieur
  • Elle et lui
  • bouquet garni
  • Smile Selma au pectoral
  • l'oranger
  • bouquet au poisson