Publicado em 13/12/2024 às 11h
Por Redação
O Ministério da Saúde anunciou como será a estratégia de vacinação da Covid-19, a partir de 2025, introduzindo novidades no Programa Nacional de Imunizações (PNI) . Uma das principais mudanças é a inclusão da Covovax , vacina desenvolvida pela farmacêutica Novavax, que agora passa a integrar o calendário nacional. As novas diretrizes foram comunicadas a todas as secretarias estaduais de saúde.
Gestantes e idosos terão prioridade na vacinação, com aplicação de doses em intervalos específicos. De acordo com o ministério, as grávidas receberão uma dose da vacina em cada gestação, enquanto pessoas com 60 anos ou mais serão vacinadas a cada seis meses.
Além disso, os imunocomprometidos também seguirão um esquema semestral, enquanto outros grupos prioritários, como profissionais da saúde, quilombolas e pessoas em situação de rua, receberão uma dose anual. Crianças de seis meses a menores de cinco anos poderão tomar até três doses, dependendo do esquema vacinal já iniciado, enquanto aquelas a partir de cinco anos que não pertencem a grupos de risco receberão uma dose recomendada para sua faixa etária. receberão uma dose recomendada para sua faixa etária.
