Publicado em 14/03/2022 às 10h50
por Redação/via G1
Levantamento realizado pela Secretaria Estadual da Saúde mostra que o número de mortes por Covid-19 é 26 vezes maior entre os não vacinados, em comparação àqueles que já completaram o esquema vacinal.
A pesquisa foi realizada entre 5 dezembro de 2021 e 26 fevereiro deste ano, quando a circulação da variante Ômicron estava em alta no estado, tomando como base os mais de oito mil óbitos registrados nos 635 municípios de São Paulo pelo sistema Sivep-Gripe. Nesse período, foram contabilizadas 332 mortes por 100 mil habitantes e 13 entre as pessoas que tomaram as duas doses da vacina contra a Covid. O estudo também mostra que o número de mortes entre aqueles com apenas uma dose da vacina é 69% maior em comparação aos vacinados com duas doses – a equivalência é de 22 óbitos por 100 mil habitantes. Ainda segundo a pasta, há 717 mil pessoas em todo o estado que ainda não tomaram nenhuma dose.
Segundo a coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunização), Regiane de Paula, os dados mostram o impacto positivo da vacinação em São Paulo, onde quase 90% da população elegível já recebeu as duas doses. “Mesmo com a circulação de uma variante mais transmissível, que é o caso da Ômicron, os números comprovam que São Paulo fez a escolha certa em apostar na Ciência e na vacinação como as principais medidas de enfrentamento da pandemia de Covid-19”, destaca.
Adicione Comentário