Publicado em 29/10, às 9h15
Por Priscila Perez
Esta terça-feira, 29 de outubro, marca o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral, o temido AVC. A data é um alerta para que tenhamos mais hábitos saudáveis e atenção à nossa saúde, independentemente da idade. Para se ter ideia, cerca de 100 mil pessoas morrem todos os anos de AVC, segundo o Ministério da Saúde. É nada menos que a segunda causa de morte no mundo – só em 2019, serão 18 milhões de casos da doença. Além disso, em metade dos casos, há sequelas graves que afetam diretamente a qualidade de vida do paciente ao longo dos anos.
Os dados são alarmantes, com certeza, afinal não há vacina ou remedinho que evite o derrame. Porém, uma vida saudável pode fazer toda a diferença, além do cuidado com a própria saúde. “É possível reduzir os riscos da doença por meio do tratamento adequado da hipertensão, diabetes, colesterol, doenças cardíacas e do tabagismo”, esclarece o neurologista do HCor, Dr. Eli Faria Evaristo.
Superar os fatores de risco, que aumentam as chances de sofrer um acidente vascular, também é importante. “O sedentarismo, a má alimentação, obesidade, tabagismo, uso de drogas e excesso de bebidas alcoólicas, bem como as altas taxas de colesterol no sangue, diabetes, pressão alta e doenças cardíacas, são considerados fatores de risco e hábitos de vida que aumentam as chances de ocorrer um AVC”, crava o neurologista.
Quais são os principais sintomas do AVC?
Alteração de equilíbrio, coordenação e modo de andar, confusão, alteração da fala e visão, dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente, tontura, perda de consciência seguida ou não de paralisia em um lado do corpo.
Dicas para evitar a doença
- Cuidado com o colesterol: é imprescindível reduzir a quantidade de alimentos ricos de LDL (conhecida como gordura ruim, e que se deposita nos vasos sanguíneos). Em alguns casos, a dieta não é o bastante para reduzir os níveis dessas substâncias, sendo necessário o uso de medicamentos.
- Controle o peso: mantenha o peso saudável para a sua idade e altura e evite o acúmulo de excesso de gordura no corpo.
- Controle a pressão arterial: além do consumo de frutas, verduras e legumes e ter uma dieta balanceada, uma boa forma de reduzir a pressão arterial é a prática de atividade física.
- Não fume: diversos estudos mostram que o tabaco aumenta consideravelmente as chances de um acidente vascular cerebral.
- Cuidado com os anticoncepcionais: alguns tratamentos anticoncepcionais podem favorecer o surgimento de AVC, principalmente em mulheres fumantes, com hipertensão arterial, ou que sofram de enxaqueca.
Adicione Comentário