SAÚDE

Novembro Azul: 80% dos casos de câncer de próstata são detectados via exame

Publicado em 06/11, às 9h50

Por Priscila Perez

O câncer de próstata tem cura? Para a maioria dos casos, o diagnóstico precoce é a arma mais eficaz contra a doença, que é a segunda mais comum entre os homens. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), só no ano passado, mais de 68 mil brasileiros enfrentaram esse tipo de câncer.

Os dados são alarmantes e não podem ser minimizados. É preciso vencer, acima de tudo, a falta de informação e o preconceito, que ainda dificultam o acesso ao médico, já que a detecção precoce eleva a chance de cura para 90%. É o que aponta a Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU).

A visita ao médico é fundamental para vencer o câncer de próstata. Foto: Reprodução/Blog Medicina Premium.
Evolução silenciosa

Do total de pacientes com câncer de próstata, 20% são diagnosticados em estágios avançados, quando sintomas como dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen se manifestam. Já em sua fase inicial, a doença pode não apresentar sintomas, sendo sua evolução muito silenciosa. “Quando a doença é diagnosticada em estágios avançados [com metástase], a sobrevida em cinco anos cai drasticamente”, alerta Gustavo Guimarães, diretor do IUCR (Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica).

Por isso, a visita ao médico é tão importante. Combinando dois tipos de exame, é possível identificar com 80% de sucesso a presença do tumor logo no início. Para rastreá-lo, o paciente deve realizar toque retal e PSA (exame de sangue).

Segundo Flávio Trigo, presidente da SBU em solo paulista, os homens precisam realizar consultas e exames frequentes, sobretudo a partir dos 50 anos. Já para quem tem histórico familiar da doença, a rotina de prevenção começa aos 45 anos. “A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Homens a partir dos 45 anos e com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem procurar o urologista para que sejam informados sobre os benefícios do rastreamento.”

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Oscars
  • Aida
  • back duo
  • trio xxi
  • decisive
  • boyau
  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli