Publicado em 21/03/2023 às 18h40
por Redação
Durante o auge da pandemia de Covid-19, a telemedicina emergiu como uma ferramenta crucial para fornecer atendimento médico em um cenário de isolamento social, no qual era imprescindível reduzir a exposição ao vírus. A solução se mostrou tão promissora que a Prefeitura de São Paulo optou por testá-la na rede pública de saúde como forma de agilizar o atendimento de casos de baixa complexidade. Por ora, o projeto-piloto está em fase de testes em 30 UBSs da capital e duas UPAs, sendo uma delas a do Jaraguá. Segundo a administração municipal, a telemedicina foi introduzida nas unidades em outubro do ano passado com o objetivo de reduzir a fila de atendimento médico na rede municipal. Até o momento, foram atendidos mais de dez mil pacientes por meio dessa ferramenta.

Exemplo na região
Na UPA City Jaraguá, o paciente passa primeiro por uma triagem, conduzida por uma equipe da unidade, para depois, de forma remota, ser atendido pelo especialista. É durante a teleconsulta que o médico fica sabendo dos sintomas e efetua o diagnóstico. Beatriz, que estava com dor de estômago e tosse, foi uma das pacientes atendidas na unidade por meio da teleconsulta. “Gostei bastante, ele passou o antibiótico tudo bonitinho.” Nos casos mais graves, o atendimento é realizado presencialmente, conforme a necessidade do paciente. Essa necessidade é identificada durante o processo de triagem.

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