Publicado em 18/10, às 8h40
Por Priscila Perez
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal de crianças menores de cinco anos, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital funcionarão neste sábado, 19 de outubro, em caráter especial para a realização do “Dia D” de vacinação contra o sarampo. Crianças entre seis meses e menores de cinco anos devem ser levadas aos postos de saúde para avaliar a necessidade da aplicação da dose e atualização das vacinas. Também é importante apresentar a caderneta de vacinação.
“A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Mantê-la em dia é a melhor forma de prevenção e, por isso, convocamos as mães, pais, familiares e responsáveis para levarem os pequenos aos postos durante esta campanha”, afirma o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.
A segunda fase da campanha começará em 18 de novembro, com término previsto para o dia 30, e contará com “Dia D” para vacinação seletiva para pessoas de 20 a 29 anos,
Sarampo em números
De janeiro a 10 de outubro, foram confirmados 4.923 casos de sarampo e registrados cinco óbitos em toda a capital. A maioria não tinha a devida imunização.
Calendário de vacinação
O sarampo é uma doença altamente contagiosa e pode levar à morte. O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da vacina em duas doses: a primeira, tríplice viral, aos 12 meses, e a segunda, tetra viral, que protege também contra a varicela, aos 15 meses. Os bebês a partir de seis meses devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário.
Como identificar o sarampo?
No caso dos pequenos, crianças com idade inferior a seis meses não devem ser expostas a aglomerações. O importante é manter a higiene e a ventilação dos ambientes. Outra recomendação é procurar pelo médico se observar qualquer sintoma da doença. A pessoa apresenta manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, manchas brancas na mucosa bucal e conjuntivite.
Clique aqui para encontrar o endereço da unidade mais próxima.
Adicione Comentário