SAÚDE

UBSs abrem neste sábado para o “Dia D” de vacinação contra o sarampo

Publicado em 18/10, às 8h40

Por Priscila Perez

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal de crianças menores de cinco anos, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital funcionarão neste sábado, 19 de outubro, em caráter especial para a realização do “Dia D” de vacinação contra o sarampo. Crianças entre seis meses e menores de cinco anos devem ser levadas aos postos de saúde para avaliar a necessidade da aplicação da dose e atualização das vacinas. Também é importante apresentar a caderneta de vacinação.

“A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Mantê-la em dia é a melhor forma de prevenção e, por isso, convocamos as mães, pais, familiares e responsáveis para levarem os pequenos aos postos durante esta campanha”, afirma o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

A segunda fase da campanha começará em 18 de novembro, com término previsto para o dia 30, e contará com “Dia D” para vacinação seletiva para pessoas de 20 a 29 anos,

Sarampo em números

De janeiro a 10 de outubro, foram confirmados 4.923 casos de sarampo e registrados cinco óbitos em toda a capital. A maioria não tinha a devida imunização.

Sarampo em bebê. Foto: Divulgação.

Calendário de vacinação

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e pode levar à morte. O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da vacina em duas doses:  a primeira, tríplice viral, aos 12 meses, e a segunda, tetra viral, que protege também contra a varicela, aos 15 meses. Os bebês a partir de seis meses devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário.

Como identificar o sarampo?

No caso dos pequenos, crianças com idade inferior a seis meses não devem ser expostas a aglomerações. O importante é manter a higiene e a ventilação dos ambientes. Outra recomendação é procurar pelo médico se observar qualquer sintoma da doença. A pessoa apresenta manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, manchas brancas na mucosa bucal e conjuntivite.

Criança com manchas vermelhas pelo corpo. Foto: Getty Images

Clique aqui para encontrar o endereço da unidade mais próxima.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Cecy
  • Des ongles
  • Des mains
  • Shaking tree (detail)
  • Bagarre
  • Jonas
  • Düden
  • Lisa
  • Circé du soir au matin