SAÚDE

Parque Villa-Lobos terá mutirão gratuito para prevenção da trombose; ação acontece no domingo

Publicado em 17/10, às 9h25

Por Priscila Perez

No próximo domingo, dia 20 de outubro, o Parque Villa-Lobos será palco do 5º Dia Mundial de Conscientização e Combate à Trombose. Organizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), o mutirão gratuito tem como objetivo conscientizar a população sobre os fatores de risco da doença e mostrar as possíveis formas de tratamento.

Durante a ação, serão realizados testes de glicemia e, para quem apresentar alguma alteração relacionada à trombose venosa, exame Doppler (ultrassom). O público também poderá participar de uma aula de aeróbica para melhorar a circulação. A ação acontece das 8h às 14h.

Região pode apresentar inchaço e coloração arroxeada. Foto: Arquivo.

Trombose

Segundo Roberto Sacilotto, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), a prática de atividades físicas rotineiras como a caminhada, uma dieta saudável e o peso controlado são fatores que contribuem para a prevenção. O tabagismo deve ser evitado, bem como o sedentarismo. “Também é importante conhecer o histórico vascular da família do paciente”, salienta. Quanto ao tratamento, nem sempre a internação é necessária. Atualmente, dependendo do grau, o paciente pode receber a medicação anticoagulante em casa, permanecendo com as pernas elevadas, e usar meias de compressão. E atenção: a doença independe da idade.

Uma doença silenciosa

A trombose venosa é a formação de um trombo (coágulo) dentro de uma veia, que bloqueia parcial ou totalmente o retorno da circulação para o coração no segmento afetado. Na maior parte dos casos, ocorre nos membros inferiores ou na região do quadril. Os sintomas mais frequentes são endurecimento da musculatura da panturrilha, dor, inchaço e aumento das veias mais superficiais. Quando o coágulo se desprende da parede da veia, pode seguir em direção ao pulmão, acarretando embolia pulmonar caracterizada por falta de ar, tosse com sangue, dor intensa no peito e, em situações extremas, morte. Os principais fatores de risco para a trombose venosa são imobilização prolongada, trombofilia (condição em que as enzimas do sangue, responsáveis pela coagulação, não funcionam corretamente), obesidade, varizes, uso de hormônios femininos associados ao tabagismo, permanecer acamado por muito tempo, cirurgias prolongadas, idade avançada, câncer, fase final da gravidez e pós-parto.

Formação de coágulo. Foto: Divulgação.

5º Dia Mundial de Conscientização e Combate à Trombose

Quando: 20 de outubro, domingo, das 8h às 14h. Quanto: gratuito. Onde: Parque Villa-Lobos, na Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli
  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara Sweet