Publicado em 22/06/2022 às 10h20
por Redação
A pandemia de Covid-19 trouxe adoecimento físico, mental e emocional para uma grande parcela da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência global de ansiedade e depressão teve um aumento de 25%, o que levou pessoas em isolamento a buscarem técnicas e terapias para atravessar este período pandêmico.

Práticas complementares como Tai Chi, dança circular, caminhada, Lian Gong e meditação podem fazer a diferença para o enfrentamento de doenças emocionais, pois ajudam a controlar sentimentos como frustração e medo, além de proporcionarem o tão valioso “relaxamento”. De olho nisso, a dica é procurar as UBSs da região, que oferecem várias atividades gratuitas ligadas ao Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), da Secretaria Municipal de Saúde.
Atividades em Pirituba
Na UBS Jardim Rincão, por exemplo, são ofertadas atividades como coral, caminhada, dança circular e “Tai Chi Pai Lin”. Já na UBS/AMA Pereira Barreto, é possível praticar Lian Gong e se informar sobre alimentação saudável. A UBS Elísio Teixeira Leite, por sua vez, oferece auriculoterapia (acupuntura na orelha) à população. Ainda fazem parte da lista de unidades com práticas complementares as UBSs Vila Zatt, Pirituba, Mangalot, Santo Elias, Maria Domitila e Moinho Velho.
Clique aqui para conferir a lista completa de atividades.

Adicione Comentário