Publicado em 01/04/2022 às 9h
por Redação
A Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo em razão da Lei 14.999/09, de autoria do vereador Eliseu Gabriel. Neste ano, em sua 11ª edição, ela acontece de 4 a 8 de abril com atividades gratuitas, presenciais e on-line, em conjunto com as secretarias municipais de Educação (SME), de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED). E para Pirituba e região foi pensada uma programação especial.
Abertura no Theatro Municipal
Com o tema central “100 anos da Semana de Arte Moderna”, o evento terá abertura solene em 04/04, no Theatro Municipal, e contará com a presença de cerca de mil estudantes e de professores da rede municipal de ensino. “É muito significativo levar este projeto para o lugar em que os modernistas se reuniram pela primeira vez, buscando construir uma identidade para a nossa cultura”, ressalta Eliseu Gabriel.
A vasta programação no Municipal inclui o ator Pascoal Ferreira, o Dr. Abobrinha do Castelo Rá-Tim-Bum, que sobe ao palco como o poeta Mário de Andrade; e o grupo musical Barbatuques, que fará apresentação de percussão corporal. Marca presença, também, o espetáculo de ballet “Fadas da Natureza: eternidade e em busca do vale perdido”, com os alunos da EMEF Amadeu Mendes, do Parque São Domingos.
Esquenta no Cantareira
No dia 2 de abril, sábado, o Cantareira Norte Shopping será palco do espetáculo “Os Livros de Bebel”. A presentação gratuita acontecerá em dois horários, às 15h e às 19h, no piso térreo do empreendimento, próximo à loja O Boticário.
A trama conta a trajetória de uma garota que descobre o poder transformador da leitura. Bebel é uma criança como as outras, esperta e inteligente, porém, quando se fala em fazer suas tarefas e cuidar dos livros, ela tem preguiça. Até que, em certo dia, sua avó lhe dá de presente alguns livros velhos de histórias da sua infância, que deveriam ser muito bem cuidados por se tratar de obras valiosas. Sem dar importância, a menina joga os livros em uma caixa de tranqueiras quando, de repente, saem de dentro dela dois de seus personagens: o professor Coruja e o Urso Pimpão. A partir daí, começa a aventura para que ela vivencie histórias e crie o gosto por ler. Durante o evento no Cantareira Norte Shopping, haverá distribuição gratuita de marcadores de página como forma de convidar o público a participar da 11ª Semana de Estudo e Leitura. Nesta edição, o tema é “Os 100 anos da Semana de Arte Moderna”.
Zona noroeste
Na região, merecem destaque as atrações da Biblioteca Brito Broca (Brito Broca – Av. Mutinga, 1425): Mediação de Leitura “Viajando na Viagem”, no dia 5, às 9h e às 15h, com Ana Nicássio; e Encontro com Fãs de Harry Potter, no dia 7, às 16h, com Laurinha Corrêa. No dia 6, das 15h às 17h, a biblioteca fará a ação “Pegue, Leve e Leia”, com distribuição gratuita de livros. O Mirante Cultural (Rua Vicente Antônio de Oliveira, 202), por sua vez, abre suas portas entre 4 e 8 de abril para contação de histórias com o Grupo Lamparina. Já a Biblioteca Érico Veríssimo (Rua Diógenes Dourado, 101 – Cohab Taipas), terá visita guiada e mediação de leitura de 5 a 8 de abril, às 10h e às 14h. Já no dia 6, às 14h, haverá contação da história “Quando Coisas Reais Acontecem a Seres Imaginários”, com Markito Alonso e Grupo.
O Sarau “Peritrônica & O Escambo Cultural” fará uma apresentação especial para o Núcleo de Convivência de Idosos Pirituba (Rua Geraldo Marino, 94 – Jardim Princesa), às 9h, no dia 6. No CEU Pêra Marmelo (Rua Pêra Marmelo, 226 – Jardim Santa Lucrécia), no dia 7, acontecem atrações para todas as idades, como dança, oficina, exposição, música e teatro. Por fim, de modo online (pelos canais Estudo e Leitura), acontece no dia 5 a apresentação teatral “A Arca”, com os alunos da AEL Carolina Maria de Jesus (EMEF Rui Bloem). E quem estiver pela região da Av. Paulista, na terça-feira, 5, ao meio-dia, na esquina com a Av. Joaquim Eugênio de Lima, vai conferir a ação “Poesia na Faixa”, declamação de poemas em pleno trânsito agitado de São Paulo, com o Coletivo Poetas do Tietê. Imperdível!
Confira a programação completa em estudoeleitura.com.br/agenda-se e pelas redes sociais instagram.com/estudo_leitura, facebook.com/estudoeleitura e youtube.com/estudoeleitura.
Diversidade
O objetivo da Semana de Leitura é despertar, desenvolver e estimular a prática do estudo e da leitura em crianças, jovens e adultos por meio de diversas atividades. Para este ano estão programadas dezenas delas que envolvem contação de história, sarau, teatro, roda de leitura, musical, biblioteca itinerante, palestra, bate-papo com escritor, visita guiada, teatro e muito mais. Elas acontecem em bibliotecas, escolas, parques, praças, e até mesmo em shopping center. Qualquer lugar é um cantinho para a leitura! A programação remota, que está bastante rica e diversa, acontece pelas redes oficiais Estudo e Leitura.
Embora a programação divulgada seja realizada pelo gabinete do vereador e pelas três secretarias municipais, qualquer organização, pública ou privada, pode preparar atrações para essa semana de comemoração. “A ideia é justamente difundir a lei da Semana de Leitura para que ela possa ser aplicada cada vez mais, para um número maior de pessoas. Integrar a comunidade nessa ação é essencial para expandir o hábito de ler e estudar e, assim, formar cidadãos mais preparados para enfrentar os desafios que o futuro nos reserva”, justifica Eliseu.
Adicione Comentário