COTIDIANO

Após críticas, governo suspende venda de dados sigilosos de RG

Gestão Márcio França revoga serviço e diz que ele foi gestado sob Alckmin

Publicado às 11h

Folha de São Paulo

O governo de São Paulo suspendeu nesta quinta (14) a venda do serviço de certificação que utilizava dados sigilosos de cerca de 30 milhões de paulistas.

O recuo ocorre um dia após a reportagem revelar a venda do serviço que utilizava o banco de dados do RG e após críticas de organismos como a OAB (ordem dos advogados do Brasil) e Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

A ordem para suspender o serviço partiu diretamente do governador Márcio França (PSB), conforme revelou a coluna Painel, da Folha de São Paulo.

Em nota encaminhada à reportagem, a gestão França afirma que a autorização do projeto foi dada durante a gestão do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB).

A decisão pegou de surpresa até mesmo integrantes do governo, já que na noite da última quarta (13) a venda era defendida pelo subsecretário de comunicação da gestão França, Clóvis Vasconcellos.

Venda de dados sigilosos

A venda de tal serviço, inédito no país e capitaneado pela Imprensa Oficial, era destinada a empresas interessadas em confirmar a identidade de clientes. Com ajuda de um leitor óptico e mediante a compra de pacote de acessos, era possível confirmar se a impressão digital de alguém constava do banco de dados da polícia paulista.

Tanto a OAB quando o Idec criticavam o serviço porque, para eles, entre outros problemas, falta previsão legal para que uma empresa (ainda que estatal) vendesse um serviço utilizando o banco de dados da polícia. E, também, por existir dúvidas sobre do esquema de segurança utilizado para evitar vazamento desses dados sigilosos.

O governo defendia a legalidade do serviço porque, segundo ele, não era vendido o dado em si, mas apenas uma possível checagem de dados.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Selma
  • El Aouina
  • Tète de bœuf
  • Accord
  • Quatre saisons
  • Sidi Mahrsi
  • Fangio
  • Pomme de discorde
  • Time to swim