COTIDIANO

Após três anos, baixos dos viadutos Lapa e Antártica permanecem ociosos e viram refúgio de moradores de rua

Publicado em 21/06/2022 às 10h

por Redação/via G1

Três anos se passaram desde que a Prefeitura de São Paulo anunciou a concessão à iniciativa privada dos baixos dos viadutos Lapa (Comendador Elias Nagib Breim), Antártica (Oberdan Cattani) e Pompeia (Missionário Manoel de Mello). No papel, a ideia era ocupar esses espaços ociosos com atividades gratuitas de lazer, cultura e esporte. E, como contrapartida, o concessionário poderia realizar eventos e explorar atividades comerciais, como a instalação de restaurantes, mercados e até de escritórios compartilhados (coworking). Porém, de 2019 para cá, pouca coisa mudou, principalmente quanto à presença de pessoas em situação de rua.

Viaduto Antártica. Foto: Reprodução/Street View

No Antártica, o primeiro a ser lançado à iniciativa privada, há pessoas morando embaixo do viaduto e, do outro lado, um barracão de escola de samba. Lembrando que o local foi concedido à uma empresa em março do ano passado por dez anos. A situação não é muito diferente no Viaduto Lapa (veja também: Concessão é oficializada pela Prefeitura e espaço ocioso sob Viaduto da Lapa será requalificado por empresa parceira), onde também “vivem” moradores em situação de rua.

Viaduto da Lapa. Foto: Reprodução/Street View

Já no Viaduto Pompeia, que foi concedido em 2019 a um comerciante local, a pandemia atrapalhou o andamento do projeto. Mas, aos poucos, o espaço virando palco de eventos de lazer e gastronomia.

Em resposta, a Prefeitura destaca que já existem obras de melhoria em andamento no viaduto Antártica, eventos previstos no da Pompeia e um cronograma de ações para o da Lapa, que devem acontecer nos próximos meses.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Brandenburg Concerto (Wendy Carlos)
  • Maggie ##
  • Maggie #
  • Maggie
  • Les raisins à l'envi
  • olfactory trauma
  • Les ragazzi
  • Renger-Patzsch
  • Jango Jumbo