COTIDIANO

Aumenta número de furtos e roubos no Metrô e na CPTM

O ano passado já havia apresentado um aumento de 18,9% em relação ao primeiro semestre de 2016

Publicado às 10h30

Jornal Agora

Pelo segundo ano consecutivo aumentou o número de roubos e furtos no Metrô e na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

De janeiro a junho deste ano houve 1.839 casos de roubo e furto, número 5,6% maior do que o mesmo período em 2017, quando houve 1.741 casos.

O ano passado já havia apresentado um aumento de 18,9% em relação ao primeiro semestre de 2016.

Os números foram obtidos pelo Agora via Lei de Acesso à Informação e consideram os casos de roubos e furtos registrados tanto no Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano), quanto nas delegacias de bairro.

O Metrô diverge das informações da Secretaria de Segurança Pública obtidas pela reportagem e diz que houve queda neste tipo de crime.

Resposta

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, gestão Márcio França (PSB), diz que “Metrô e CPTM desenvolvem ações regulares de segurança e contam, ao todo, com mais de 11 mil câmeras de vigilância instaladas em pontos estratégicos e 2.500 agentes, uniformizados e à paisana”.

Afirma também que, “considerando que de janeiro a junho cerca de 1,3 bilhão de passageiros foram transportados,1.839 casos dão média de 0,000001 ocorrência por passageiro”.

Segundo a secretaria, de janeiro a agosto, o número de ocorrências “diminuiu 14% em relação a igual período de 2017, caindo de 313 casos (0,43 ocorrência por milhão de passageiros) para 273 casos (0,37)”.

Essas ocorrências, segundo a nota, são registradas na Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano).

A secretaria diz que, na CPTM, houve um crescimento de 22% neste ano nas prisões em flagrante – o índice é de uma ocorrência por milhão, segundo a secretaria, e era de três por milhão em 2008.

A Delpom diz que realiza operações nas estações, principalmente naquelas onde o fluxo de usuários é mais intenso.

“Essas ações possibilitaram redução de 16% dos casos de roubos, de janeiro a junho de 2018 em comparação com 2017. Se levarmos em consideração os dados até julho, a queda é de 14% nos roubos”.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara duo
  • Xiomara
  • History
  • Minotaure