COTIDIANO

Centro de Referência da Mulher na Brasilândia opera com equipe reduzida após ter licitação suspensa pelo TCM

Publicado em 14/03/2022 às 10h15

por Redação

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, a Prefeitura de São Paulo destacou que a cidade de São Paulo com a maior rede de proteção à mulher do país. Entretanto, um importante equipamento municipal voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência está operando com equipe reduzida há cerca de dez meses: trata-se do Centro de Referência da Mulher da Brasilândia, localizado na Rua Sílvio Bueno Peruche.

CRM Brasilândia. Foto: Reprodução/Street View

No CRM, o público feminino recebe orientação, capacitação e ainda pode participar de grupos para o enfrentamento da violência sexual e doméstica. Mas nada disso tem acontecido por lá desde que o Tribunal de Contas do Município (TCM) barrou uma licitação aberta pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania em 2021, cujo edital apresentou irregularidades. A Prefeitura queria que a unidade continuasse sendo administrada pela mesma organização social que havia sido contratada em 2019, a qual passaria a gerir, além do CRM Brasilândia, a unidade do Capão Redondo, na zona sul, e a casa Eliane de Grammont, no centro da capital.

Com a suspensão, o equipamento passou a operar “provisoriamente” com duas servidoras públicas, que foram designadas pela Prefeitura para garantir o atendimento emergencial às mulheres. Enquanto um novo contrato não é celebrado, o CRM da Brasilândia segue aberto, mas sem oferecer as atividades previstas pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. De acordo com a pasta, a administração municipal “aguarda a análise final do órgão de controle para dar seguimento ao processo de ‘parceirização’ e retornar com o quadro de funcionários utilizado pelo equipamento anteriormente.”

Violência em números

Em 2021, foram atendidas 42.212 mulheres nos 17 serviços que compõem a rede municipal de proteção à mulher vítima de violência. O número representa um aumento de 75% em relação ao total de atendimentos registrados no ano anterior.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)