COTIDIANO

Desestatização da Sabesp prevê universalização do saneamento até 2029, redução de tarifa e investimento de R$ 66 bilhões

Publicado em 01/08/2023 às 9h

por Redação

Como parte do programa estadual de desestatização, a Sabesp passará por uma oferta pública de ações no modelo “follow-on”, que prevê a oferta adicional de ações ao mercado. Segundo o governador Tarcísio de Freitas, a medida atrairá acionistas de referência (nesse modelo, um único acionista privado pode ter maior participação, por exemplo) e manterá o Estado com participação minoritária, tornando a empresa mais eficiente, competitiva e autônoma. Além disso, com a privatização da estatal, será possível antecipar a universalização do saneamento básico de 2033 para 2029. Durante o anúncio, o governador explicou que a privatização precisa ser vantajosa em quesitos fundamentais como investimentos, metas de universalização e redução de tarifas. “Assim vamos conseguir atender todos os municípios, independente da base de clientes e rentabilidade”, pontuou Tarcísio.

Foto: Reprodução/Sabesp/Facebook

Redução tarifária

Com o novo modelo de gestão, a Sabesp poderá reduzir os custos operacionais e compartilhar os ganhos de produtividade por meio da redução tarifária. Após a desestatização, a tarifa de água e esgoto será reduzida imediatamente, conforme estudos conduzidos pela International Finance Corporation (IFC), instituição do Grupo Banco Mundial. Estima-se que a Sabesp assegure R$ 66 bilhões em investimentos para universalizar o acesso a água e esgoto coletado e tratado em 375 municípios, incluindo áreas urbanas irregulares e rurais não contempladas atualmente. O plano de ação também prevê a modernização de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e Estações de Tratamento de Água (ETAs) em toda a área de cobertura da Sabesp, além da instalação de usinas de dessalinização de água nos municípios litorâneos de Guarujá e Ilhabela.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Que piada . Esse Tarcisio é horrível. Não quer governar. Só quer entregar tudo pra privatização.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Querschnitt
  • Sunbath
  • Run, run, run, the bullet is close to you (ou la tentative d'assassinat d'un coureur de jupons)
  • Le crêpier
  • La déesse de l'Abondance
  • Ufer
  • Bridge
  • Ballhaus
  • Training