Publicado em 08/02/2022 às 9h20
por Redação/via G1
A fila de espera por vagas na rede pública de ensino conta hoje com cerca de cinco mil crianças fora das escolas em São Paulo, segundo o governador João Doria. De olho nesse déficit, Doria anunciou no último sábado, 5 de fevereiro, durante uma coletiva de imprensa, que serão abertas novas vagas na rede estadual ainda no primeiro semestre de 2022 “para zerar a fila”. Mais detalhes serão informados na próxima quarta, 9.
O déficit é maior na capital, onde há mais crianças sem acesso à educação. De acordo com o governador, houve um entendimento entre Estado e Prefeitura para permitir que mais vagas sejam criadas na capital, garantindo assim o atendimento dessa demanda.
Em razão da fila, o Ministério Público irá se reunir hoje, 8, com representantes das duas pastas e da Defensoria Pública para cobrar soluções urgentes sobre a falta de vagas no Ensino Fundamental Para se ter ideia, na última sexta (4), o déficit no primeiro ano do Ensino Fundamental na rede pública, incluindo escolas municipais e estaduais, era de 4.200 vagas. Nesta segunda, o número subiu para 5.020.
A Secretaria estadual da Educação, por sua vez, destaca que houve aumento na demanda de alunos por conta da pandemia, já que muitos vieram da rede privada. “Nós vamos ter vagas para todas as crianças. A orientação agora é: continuem procurando a Diretoria de Ensino e as escolas. Pela atualização do sistema, todas as noites as vagas são compatibilizadas”, ressalta Henrique Pimentel, chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Educação.
Adicione Comentário