Publicado às 10h10
G1 São Paulo
A emissão do cartão de estacionamento para idosos cresceu 125% nos primeiros seis meses deste ano na cidade de São Paulo em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho deste ano foram emitidos 62 mil cartões especiais. Já no primeiro semestre de 2017, foram emitidos 27 mil.
Entre janeiro e dezembro de 2017 foram emitidos 129 mil cartões para idosos. Quase 70% deles foram solicitados nos últimos quatro meses do ano.
A procura por esse tipo de documento aumentou quando a CET começou a multar motoristas que estacionam nas vagas exclusivas para idosos em estabelecimentos privados, como shoppings e mercados. O Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) afirma que aumentou a rede de atendimento para dar conta da demanda e também realizou algumas mudanças no processo de requerimento do cartão.
A emissão do cartão de idoso é gratuita. Desde outubro, é necessário fazer agendamento eletrônico para ser atendido no DSV. O primeiro passo é fazer o cadastro no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE). Depois disso, é necessário selecionar a opção “idoso” e o item “requerimento de estacionamento de idoso”.
Há a possibilidade de dar continuidade à solicitação do documento pessoalmente. Para isso é necessário ir até a sede do DSV ou aos postos de atendimento. O idoso deve levar o formulário disponível na internet assinado e cópias simples do RG, do CPF e de um comprovante de residência.
Veja os endereços de atendimento do DSV:
- Sede do departamento: Rua Sumidouro, 740, Pinheiros, Zona Oeste
- Departamento de Transportes Públicos (DTP): Rua Joaquim Carlos, 655, Pari, Centro;
- Prefeitura Regional Santana/Tucuruvi: Avenida Tucuruvi, 808, Tucuruvi, Zona Norte;
- Prefeitura Regional Aricanduva: Rua Atucuri, 699, Vila Carrão, Zona Leste;
- Prefeitura Regional da Penha: Rua Candapuí, 492 – Penha de França, Zona Leste;
- Prefeitura Regional Ipiranga: Rua Lino Coutinho, 444, Ipiranga, Zona Sul;
- Prefeitura Regional Vila Maria/Vila Guilherme: R. General Mendes n° 111, Vila Maria, Zona Norte;
- Prefeitura Regional M’ Boi Mirim: Av. Guarapiranga, 1.695, Parque Alves de Lima, Zona Sul;
- Prefeitura Regional Jabaquara: Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.314, Jabaquara, Zona Sul;
- Prefeitura Regional Capela do Socorro: Rua Cassiano dos Santos, 499, Jd. Clipper, Zona Sul;
- Prefeitura Regional Perus: Rua Ylídio Figueiredo, 349, Perus, Zona Norte ;
- Descomplica SP da Prefeitura Regional de São Miguel: Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76, São Miguel Paulista, Zona Leste.
Também é possível fazer todo o processo de solicitação do cartão pela internet ou pelos Correios, sem custo. Nesse último caso, o cartão é enviado peara os Correios em um prazo médio de 15 dias.
O cartão pode ser solicitado por qualquer pessoa com mais de 60 anos – motoristas e passageiros. Ele tem validade de cinco anos e pode ser usado em todo o território nacional, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes. Mais informações podem ser obtidas no site da pasta.
Adicione Comentário