COTIDIANO

Governo investe para reforçar sistema de vigilância eletrônica em São Paulo

Publicado em 28/10, às 12h15

Por Priscila Perez

Não é exagero dizer que São Paulo virou uma espécie de reality show, com direito a milhares de câmeras de segurança espalhadas pelos principais pontos da cidade. Agora, a sentença é ainda mais verdadeira, já que o governo estadual tem licitações em andamento para reforçar o sistema de vigilância eletrônica existente no Estado. Os nossos policiais militares, inclusive, estão em contato com oficiais de países como Estados Unidos, Israel e China para importar um modelo de monitoramento de massas.

Centro de Operações da Polícia Militar. Foto: Alexandre Carvalho/A2img.

Há, ao menos, três processos licitatórios ativos. Logo mais, as rodovias estaduais vão receber 220 novos radares capazes de identificar as placas dos veículos. Esses equipamentos serão instalados em pontos estratégicos para garantir a segurança nas fronteiras do Estado. A segunda licitação, por sua vez, diz respeito a equipamentos de reconhecimento facial que serão instalados nas estações do Metrô. Já a terceira prevê a aquisição de 208 drones silenciosos e imperceptíveis.

A tecnologia aqui destacada será empregada para melhorar o enfrentamento da criminalidade. Com a implantação de tais sistemas, as informações serão colhidas diariamente e encaminhadas para as polícias Militar e Civil. Até as redes sociais poderão ser monitoradas. Atualmente, os policiais têm à disposição um sistema integrado com dados criminais e informações fornecidas por diversos órgãos, como a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, o Departamento Nacional de Trânsito e o Serasa.

Pelo sistema atual, o policial já tem acesso a mapas eletrônicos que indicam a localização de veículos e de pessoas que já foram presas. Para não colocar em risco a privacidade da população, as informações pessoais só serão utilizadas em investigações. Já os acessos ao sistema também serão monitorados.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Eva
  • Fall mantra
  • Outsights
  • sneaker
  • Intempérils!
  • Oscars
  • Aida
  • back duo
  • trio xxi