Publicado às 11h45
G1
Um vídeo de um treinamento da Guarda Civil Metropolitana (GCM) que está circulando nas redes sociais mostra que a corporação usa spray de pimenta direto no olho dos guardas. A imagem assusta, mas é considerada normal por quem está acostumado a esse tipo de ação. Confira aqui o vídeo.
Nas imagens, o instrutor joga spray de pimenta nos olhos de sete guardas civis metropolitanos e explica que o exercício é para eles conhecerem o efeito do spray de pimenta para, numa ação real na rua, conseguirem decidir se ele será suficiente para conter uma pessoa e algemá-la depois.
“Aqui é para testar a eficácia do produto, para saber se dá para fazer uma contenção com algemação”, disse o instrutor no vídeo.
Na imagem é possível ver as expressões dos guardas, que sentem os olhos ardendo. Um minuto e 40 segundos depois, o instrutor libera a saída.
“Pessoal quem não estiver suportando mais levanta a mão e leva ele aí água em abundância”, disse o instrutor.
Treinamento
A Associação dos Guardas e Servidores Públicos disse não vê nenhum problema no treinamento, desde que o trabalho tenha acompanhamento médico e psicológico. Desta forma, segundo a associação, o spray de pimenta não causa nenhum dano ao guarda.
A GCM disse que as imagens apresentadas fazem parte de um curso de 40 horas ministrado pela Inspetoria de Operações Especiais, que o curso é credenciado pela Academia de Formação em Segurança Urbana da GCM.
E que o gás usado é um composto de gás de pimenta e espuma que perde seus efeitos imediatamente quando em contato com água.
Adicione Comentário