COTIDIANO

Lapa e região sofrem com enchentes mesmo após ampliação das galerias dos córregos Água Preta e Sumaré

Publicado em 16/03/2022 às 10h20

por Redação

Bairros da região da Lapa, como Barra Funda, Perdizes e Pompeia, estão sendo castigados quase que diariamente pelas recentes tempestades. Em mais um dia de chuva, a rua Gustav Willi Borghoff, na Lapa, por exemplo, registrava às 19h de ontem um ponto de alagamento intransitável. O canteiro de obras da futura Estação Sesc/Pompeia, da Linha 6-Laranja, também ficou alagado (mais uma vez), assim como a Rua Palestra Itália e a Avenida Pompeia. Até a Acciona, empresa espanhola responsável pela construção do ramal, destacou que “as atividades no local também sofrem com as consequências das chuvas, da mesma forma que os moradores desta região”. E como eles sofrem.

Foto: Reprodução/TV Globo

A situação deveria ter melhorado com a ampliação das galerias dos córregos Água Preta e Sumaré, uma importante obra antienchente realizada pela Prefeitura entre 2013 e 2016 com o objetivo de aumentar a contenção da água da chuva na região. “Com essa obra temos a recorrência de 25 anos, ou seja, se chover aquilo que costuma chover nos últimos 25 anos, nós não temos risco da Turiassu (Palestra Itália) e a Francisco Matarazzo encherem, porque foram feitas galerias que ligam essas duas vias até o rio Tietê, com capacidade cinco vezes maior do que a que existia antes”, afirmou o então prefeito Fernando Haddad na época. Pois é, a antiga Turiassu alagou de novo, diante do Allianz Parque, e o Palmeira registrou o triste episódio em suas redes sociais. “E assim ficou a Rua Palestra Itália. Há muitos anos é a mesma história: choveu, alaga. Triste demais.”

Vale lembrar que a obra nos córregos, uma antiga reivindicação dos moradores, custou aproximadamente R$ 143 milhões e fez parte da Operação Urbana Água Branca. Quanto ao canteiro da futura Estação Sesc, a concessionária Linha Uni já adiantou que tem estudado soluções provisórias para reduzir o impacto dos alagamentos na área da obra.

Rua Palestra Itália. Foto: Reprodução/Palmeiras

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Le crêpier
  • La déesse de l'Abondance
  • Ufer
  • Bridge
  • Ballhaus
  • Training
  • Immediate ceasefire
  • Bats rdv
  • Sombra