COTIDIANO

Mais de 38% das escolas públicas de São Paulo não possuem acessibilidade, aponta relatório Tribunal de Contas do Estado

Publicado em 28/04/2023 às 10h20

por Redação

Em 38,58% das escolas públicas do estado de São Paulo não há nenhum tipo de recurso de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais ou com mobilidade reduzida. O dado consta no relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), divulgado na última quinta-feira, 27 de abril, sobre as condições de infraestrutura das escolas paulistas. As vistorias ocorreram em todo o país e, por aqui, foram visitadas 197 unidades de ensino, sendo 158 municipais e 39 estaduais. Em 76 delas, as equipes do TCE identificaram falta de rampas de acesso, corrimões e sinalizações sonora, tátil e visual.

Imagem de cadeirante em uma via acessível
Foto: Reprodução/Freepik

No ano passado, a FN mostrou o caso da EMEF Renato Antônio Checchia, em Pirituba, cuja coordenadora pedagógica, que é cadeirante, enfrenta dificuldades para se locomover livremente por não haver elevador na escola. Outro exemplo de falta de acessibilidade é no CEU Perus, onde o único elevador da unidade está interditado desde 2019 – mas o problema finalmente deve ser resolvido neste ano com a instalação de dois novos equipamentos. A resolução da Prefeitura veio em resposta ao Tribunal de Contas do Município (TCM) que cobrou um cronograma para o conserto do elevador.

Outros problemas além da acessibilidade

Além da falta de acessibilidade, o relatório relevou que quase 80% das cozinhas das unidades visitadas não possuem alvará de funcionamento emitido pela Vigilância Sanitária e estão com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros fora do prazo de validade. Apesar disso, as equipes do TCE identificaram boas condições de segurança, manuseio, armazenamento e higiene.  “Os responsáveis serão agora notificados e terão dez dias para se manifestar. Depois disso, o Tribunal cobrará medidas para a correção de todos esses problemas”, declarou o presidente do órgão, Sidney Beraldo.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)