Publicado às 9h55
Priscila Perez
O uso de canudos de plástico no dia a dia chega a ser banal. Vai tomar um suco em uma lanchonete? Pronto, lá está ele. Aproveitando a Semana do Meio Ambiente, vale refletir sobre a sua utilização nos estabelecimentos comerciais, já que “ignoramos” o impacto ambiental produzido por um simples canudinho descartável.
É o que o Projeto de Lei 99/2018, assinado pelo vereador Reginaldo Tripoli (PV), se dispõe a fazer: reduzir o uso de canudinhos. E ele vai além ao proibir o fornecimento do produto a clientes hotéis, restaurantes, bares, padarias e casas noturnas, entre outros estabelecimentos comerciais. “Precisamos sair da zona de conforto e perceber o mal que o plástico faz para nossa saúde”, afirma o parlamentar.
Em caso de descumprimento, o local será advertido e intimado. Na segunda vez, a multa será de R$ 1 mil, seguida de nova intimação. Daí em diante, dobra-se o valor da multa. Caso o problema persista até a sexta autuação, o comércio – além de fechado – é multado em R$ 8 mil.
O projeto será discutido nesta terça-feira (5) em audiência pública da Câmara Municipal, pela Comissão Extraordinária Permanente de Meio Ambiente.
E como substituir os canudos?
Eles nem sempre foram feitos de plástico. No lugar, pode-se utilizar canudos de aço inox, vidro e papel.
Adicione Comentário