COTIDIANO

PL quer banir canudos de plástico em estabelecimentos comerciais

Iniciativa entra na pauta da Câmara Municipal como parte da Semana do Meio Ambiente

Publicado às 9h55

Priscila Perez

O uso de canudos de plástico no dia a dia chega a ser banal. Vai tomar um suco em uma lanchonete? Pronto, lá está ele. Aproveitando a Semana do Meio Ambiente, vale refletir sobre a sua utilização nos estabelecimentos comerciais, já que “ignoramos” o impacto ambiental produzido por um simples canudinho descartável.

É o que o Projeto de Lei 99/2018, assinado pelo vereador Reginaldo Tripoli (PV), se dispõe a fazer: reduzir o uso de canudinhos. E ele vai além ao proibir o fornecimento do produto a clientes hotéis, restaurantes, bares, padarias e casas noturnas, entre outros estabelecimentos comerciais. “Precisamos sair da zona de conforto e perceber o mal que o plástico faz para nossa saúde”, afirma o parlamentar.

Em caso de descumprimento, o local será advertido e intimado. Na segunda vez, a multa será de R$ 1 mil, seguida de nova intimação. Daí em diante, dobra-se o valor da multa. Caso o problema persista até a sexta autuação, o comércio – além de fechado – é multado em R$ 8 mil.

O projeto será discutido nesta terça-feira (5) em audiência pública da Câmara Municipal, pela Comissão Extraordinária Permanente de Meio Ambiente.

E como substituir os canudos?

Eles nem sempre foram feitos de plástico. No lugar, pode-se utilizar canudos de aço inox, vidro e papel.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)