Publicado em 30/05/2022 às 10h50
por Redação/via G1
A última edição do programa Mistura Paulista, da TV Globo, exibida no dia 28, sábado, revisitou a memória de Perus, bairro da zona noroeste que já abrigou a primeira fábrica de cimento do Brasil. Vale a pena conferir a reportagem que exalta o valor histórico da região e o espírito empreendedor de seus moradores. Para ver na íntegra, clique aqui.
Reportagem do G1 sobre Perus
Na década de 1920, chegou ao bairro a Fábrica de Cimentos Portland Perus e por lá funcionou até 1987. Perus se desenvolveu ao redor desta fábrica, que produziu grande parte do cimento consumido em solo nacional. A fábrica também foi palco da maior greve já registrada no país. Foram sete anos, de 1962 a 1969 – em plena ditadura militar.
Atualmente, as fornalhas da antiga fábrica não produzem mais cimento, mas suas ruínas ainda mantêm vivas as memórias do lugar. O Mistura contou um pouco dessa história por meio da Comunidade Cultural Quilombaque, que desde 2005 promove a produção e a difusão da arte e da cultura no bairro pelo Museu Territorial. Com as chamadas “trilhas educativas”, que passam por diversos pontos importantes do bairro, o museu resgata a memória da região. A Quilombaque é responsável também por uma das mais animadas rodas de jongo da cidade, que acontecem no chão de terra batido de sua sede, em uma viela ao lado da estação Perus.
Empreendedorismo e comunidade
O programa também mostrou um pessoal com espírito empreendedor e que adora inventar moda. São os amigos Willian André, o Will, e o Gleison de Andrade, criadores das marcas AfroPerifa e Andrart e que fundaram a Casa Preta Perus, um espaço de incentivo ao afroempreendedorismo, à economia criativa e ao design de moda da quebrada.
A poucos metros da Casa Preta, está a praça do Recanto dos Humildes, um lugar que serve de ponto de encontro para os moradores do bairro. Por lá existe a casa do HipHop, bares e barracas de comida. Os comerciantes revitalizaram a praça, que ganha telão em dias de jogo de futebol e até ringue de boxe para promover o esporte.
Adicione Comentário