Publicado em 17/12, às 11h20
Por Priscila Perez
Após quase quatro anos fechado, finalmente o Museu da Língua Portuguesa está pronto. As obras de reconstrução e recuperação arquitetônica, iniciadas em dezembro de 2015 devido ao incêndio que destruiu parcialmente a estrutura do espaço, foram concluídas ao custo de R$ 81,4 milhões – superando o valor inicial de R$ 65 milhões.
O governador João Doria esteve na última segunda-feira, 16 de dezembro, na região central da capital para anunciar a novidade. Mas a reabertura do museu ao público – prevista inicialmente para o primeiro semestre deste ano – ainda deve demorar mais alguns meses: ficou para 27 de junho de 2020.
Segundo ele, foram realizados serviços de recuperação de fachadas e esquadrias, além da reconstrução da cobertura e de espaços internos. O restauro também incluiu melhorias de infraestrutura e itens de segurança, como a instalação de chuveiros automáticos.
Os planos para a reinauguração do museu incluem ainda a administração do espaço por uma organização social (OS). Durante o anúncio, Doria afirmou que haverá uma licitação para a contração de uma empresa que irá gerir o local, sendo responsável pelo trabalho de museologia e interatividade. “As obras do museu estão sendo entregues hoje dentro do prazo. Começa agora o processo de montagem. Este museu foi um dos mais importantes de São Paulo e o mais importante em alguns momentos, de acordo com pesquisas. Não tenho a menor dúvida de que ele voltará a isso”, cravou o governador.
A partir de agora, o local passará por pequenas obras para a instalação de iluminação, revestimento e montagem do acervo.
Adicione Comentário