COTIDIANO

Prefeitura anuncia plano cicloviário com novas conexões e reforma em ciclovias e ciclofaixas

Publicado em 16/12, às 12h10

Por Priscila Perez

A capital paulista terá um novo plano cicloviário a partir de 2020. Anunciado no dia 12 de dezembro, o projeto prevê a implementação de 173 quilômetros de novas conexões, 310 quilômetros de reformas e melhorias em estruturas já existentes, além de 12 quilômetros em remanejamento.

Plano cicloviário. Foto: Arquivo/Agência Brasil

Para colocar o projeto em ação, a Prefeitura de São Paulo vai investir em R$ 250 milhões em recapeamento e outros R$ 325 milhões no plano cicloviário. Com o investimento, a cidade passará dos atuais 503 quilômetros para 676 quilômetros de vias destinadas para ciclistas no ano que vem – muitas delas, inclusive, interligadas ao transporte público.

As novas conexões vão interligar diferentes modais de transporte, permitindo que o ciclista inicie e finalize seu deslocamento utilizando a bike. Assim, a população poderá acessar mais facilmente terminais de ônibus, trens, metrôs, parques e postos de saúde.

De acordo com a Prefeitura, todo o projeto contou com a participação da população em audiências públicas e oficinas participativas realizadas pela CET e pela Câmara Temática de Bicicleta (CTB). “As ações devem ser finalizadas até 31 de dezembro de 2020. Mas vamos trabalhar no sentido de acelerar os processos”, afirma o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram.

Requalificação

Na zona noroeste, a Subprefeitura Lapa foi a primeira a ser contemplada com as obras de requalificação, que incluem recapeamento, nova sinalização com pintura em vermelho na aproximação das travessias e tachões por metro. Segundo a CET, ainda há a previsão de melhorias em guias e sarjetas, conforme a necessidade.

Ciclofaixa na Corifeu. Foto: Alex Silva/ Estadão.

As ciclofaixas Coriolano, Jaguaré e Rio Pequeno já estão recebendo as melhorias estruturais. Até o momento, apenas a Corifeu de Azevedo Marques já foi entregue pela Prefeitura. No local, a antiga rota para bikes toda vermelha, com tachões e pinos de segurança, está bem diferente. Em sua extensão, há símbolos de bicicleta no asfalto e linhas de bordo para sinalizar a divisão entre bikes e carros. Também há tachões em amarelo instalados a cada metro da ciclofaixa. O vermelho, entretanto, só é aplicado nos dez metros de aproximação com os cruzamentos. “Na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, por exemplo, o espaçamento é menor que um metro. Lá ainda há trechos com segregador, onde não há calçadas, para aumentar a segurança dos ciclistas”, afirma a CET.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Selma
  • El Aouina
  • Tète de bœuf
  • Accord
  • Quatre saisons
  • Sidi Mahrsi
  • Fangio
  • Pomme de discorde
  • Time to swim