Publicado em 16/08/2021 às 08h30
Via SECOM (Secretaria Especial de Comunicação)
Site possibilitará pedido de inscrições e ou alterações cadastrais
Os passageiros do Serviço Atende+ que realizam o transporte porta a porta de pessoas com deficiência física severa, autistas e surdocegas, podem fazer suas solicitações de viagens de forma fácil e prática por meio da internet. Desde julho, solicitações de inscrição, alteração cadastral e reativação de viagens podem ser feitas no site www.sptrans.com.br/atende.
O atendimento on-line proporciona comodidade e evita que as pessoas tenham que se deslocar a um dos postos de atendimento. Caso o usuário opte pelo atendimento presencial, esse serviço continua a ser realizado, mediante agendamento. A lista de locais está disponível no site do serviço.
A partir de segunda-feira (16), a SPTrans deixa de receber pelo e-mail atende@sptrans.com.br os pedidos de inscrições e/ou alterações cadastrais e, ainda, os casos para reativar a programação para transporte pelo Serviço Atende+. Esse canal de comunicação com o público foi ativado durante o período crítico da pandemia com o objetivo de facilitar o envio dos documentos a SPTrans, evitando os deslocamentos dos usuários/munícipes. Esclarecemos que a utilização do e-mail foi adotada em caráter excepcional e temporário. Dúvidas podem ser esclarecidas em contato com a Central de Atendimento pelo número 156.
No site já era possível consultar serviços como, agendamentos de viagens eventuais e ainda confirmação das viagens programadas para seu atendimento, cancelamentos de viagens e justificativas de faltas, esses, tanto para viagens regulares como eventuais.
O atendimento presencial no Posto Central da SPTrans, localizado na rua Boa Vista nº 274, Centro, ocorre somente com agendamento prévio. Em nenhuma hipótese, haverá atendimento àqueles que comparecerem ao posto sem o devido agendamento.
O que é – Serviço Atende+
O Serviço de Atendimento Especial – Atende+ foi criado por meio do Decreto nº 36.071 de 09 de maio de 1996 e atualmente é regido pela Lei Municipal nº 16.337, de 30 de dezembro de 2015. É uma modalidade de transporte porta a porta, gratuito aos seus usuários, com regulamento próprio, oferecido pela Prefeitura de São Paulo, gerenciado pela São Paulo Transporte S.A. e operado pelas empresas de transporte coletivo do município de São Paulo e cooperativa/empresa de táxis acessíveis.
O Serviço Atende+, de acordo com a citada lei, é voltado ao atendimento às pessoas com deficiência física temporária ou permanente, transtorno do espectro do autismo e surdocegueira, as quais não possuem condições de mobilidade e acessibilidade autônoma aos meios de transportes convencionais ou que possuam grandes restrições ao acesso e uso de equipamentos e mobiliários urbanos
O atendimento é prestado a clientes cadastrados, com uma programação pré-agendada de viagens. Conforme dados de julho deste ano, são transportados 5.189 passageiros, sendo 2.869 pessoas com deficiência e 2.320 acompanhantes. O Atende+ conta com 538 veículos devidamente adaptados e roda cerca de 1,6 milhão de quilômetros/mês.
Imagem: Reprodução/redes sociais SPTrans
Adicione Comentário