Publicado em 28/10/2022 às 11h
por Redação
Falta muito pouco para São Paulo conhecer seu próximo governador. Neste domingo, a população escolherá entre Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro do governo Bolsonaro, e Fernando Haddad (PT), ex-prefeito da capital. Mas, independentemente de quem assumir o comando do Palácio dos Bandeirantes em 2023, o desafio será o mesmo. O próximo governador vai ter que encarar alguns imbróglios que são importantíssimos para a zona noroeste, como a retomada do Rodoanel Norte, cujas obras estão paradas desde 2018; a viabilização do Trem Intercidades; a modernização das linhas e estações da CPTM; a concessão da 7-Rubi, que atende a região e será licitada em lote com o TIC; e até mesmo a continuidade da Linha 6-Laranja, que está a todo vapor (e ainda bem).

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Herança
Quanto ao Rodoanel Norte, o último trecho do anel viário Mário Covas, vale lembrar que a obra vai a leilão apenas em janeiro, após ter sido adiado pelo governo paulista por conta da crise econômica. A concessionária que vencer a licitação ficará responsável pela conclusão das obras e também pela operação, administração e manutenção do Rodoanel pelos próximos 31 anos. Já em relação ao TIC, o trem de alta velocidade que ligará a capital paulista à cidade de Campinas, a expectativa é que o edital seja publicado em breve, mas ainda faltam alguns ajustes, segundo o governo. A gestão de Rodrigo Garcia lutava para que o TIC saísse do papel ainda este ano, juntamente com a concessão da Linha 7-Rubi, mas agora o projeto ficará nas mãos do próximo governador.

Expansão do Metrô
Além da Linha 6-Laranja, que segue em bom ritmo de construção, há outros projetos que podem melhorar a acessibilidade de quem mora na região, como a tão aguardada Linha 20-Rosa do Metrô, que irá ligar o bairro da Lapa (Estação Santa Marina) à região de Santo André (Estação Prefeito Saladino) em um futuro próximo. O estudo de impacto ambiental da obra, o EIA-RIMA, já foi iniciado e sua conclusão deve ocorrer no primeiro semestre de 2023.


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