COTIDIANO

Terreno entre as avenidas Felipe Pinel e Raimundo Pereira de Magalhães se transformará em uma SmartCidade

Publicado em 03/11/23, às 16h50
por Redação

Ao longo dos próximos dez anos, o terreno de 1,7 milhão de metros quadrados de extensão que margeia as avenidas Dr. Felipe Pinel e Raimundo Pereira de Magalhães se transformará em uma cidade inteligente projetada pela MRV.

O complexo Cidade Sete Sóis Pirituba é o maior projeto de toda a história da construtora, que está investindo cerca de R$ 2 bilhões. Com o conceito SmartCidade, o bairro aberto é baseado em sete pilares alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, dando origem aos nomes: Viva Verde, Segurança, Desenvolvimento Urbano, Mobilidade e Acessibilidade, Comodidades, Boa Vizinhança e Tecnologia.

Foto: Divulgação/MRV

Visando proporcionar mais qualidade de vida e sustentabilidade de forma acessível à população e à região, estão previstas 11 mil unidades habitacionais. Na primeira fase, serão 11 lançamentos, sendo três em 2023, cinco em 2024 e mais três para 2025, totalizando mais de 4 mil apartamentos de 34 a 45m², todos enquadrados no programa Minha Casa, Minha Vida.

Em todo o terreno, serão reservados 750 mil m² de área verde, incluindo parques e praças com quadras poliesportivas, pistas de skate, playgrounds, área fitness e pet place, pomares e agroflorestas, além da restauração do córrego Cantagalo. Entre moradias e comércios, o projeto urbanístico contempla a criação de uma ciclovia com mais de 8 km de extensão – mais que o dobro da Av. Paulista -, e 15 km de novas vias, incluindo uma nova malha viária que conectará as avenidas Raimundo Pereira de Magalhães e Doutor Felipe Pinel.

Foto: DIvulgação/MRV

Um dos objetivos da cidade inteligente é permitir que as pessoas tenham acesso a serviços e facilidades a uma caminhada de até 15 minutos de distância. A localização da Cidade Sete Sóis Pirituba é estratégica, próximo às estações Pirituba e Vila Clarice da CPTM, e ao terminal de ônibus de Pirituba. Também tem fácil acesso às rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera, Marginal Tietê e outras vias que levam a toda São Paulo e cidades do interior. E é essa a questão que preocupa os moradores de Pirituba e região.

Com a estimativa de 30 mil pessoas morando e trabalhando na SmartCidade nos próximos 10 anos, imaginar o reflexo que essa movimentação causará no trânsito para a saída do bairro é natural. Para reduzir os efeitos, a MRV planejou o alargamento da Raimundo e Felipe Pinel nos trechos próximos ao empreendimento e vias mais amplas, com opções de vagas e bolsões para carga e descarga ou embarque e desembarque de carros de aplicativo, além de incentivar o transporte público e de bicicleta com novos prédios sem opção de garagem e doar áreas institucionais para a prefeitura construir equipamentos públicos que vão atender a população, de acordo com o planejamento dos órgãos municipais responsáveis. Depois de pronto, a SPTrans deve remanejar linhas de ônibus para atender a região. 

Essas medidas não são suficientes para desafogar o trânsito nas pontes da Anhanguera, do Piqueri e da Freguesia do Ó. A solução mais eficiente, neste momento, seria a construção da ponte de acesso que liga Pirituba a Lapa. Em agosto de 2023, a Justiça liberou a retomada das obras da ponte Pirituba-Lapa, que estão paradas desde 2020. A conclusão, ainda sem prazo estimado, resultará na redução em até 36 minutos por dia o tempo de viagem de transporte público entre os terminais Pirituba e Lapa, e de até 15 minutos para quem usa táxi, veículos próprios ou aplicativos, segundo estudos de tráfego da Prefeitura de São Paulo.

Foto: Divulgação/MRV

Como melhoria para Pirituba e todo seu entorno, o projeto, que irá gerar mais de 12 mil empregos diretos e indiretos, com ênfase na contratação de trabalhadores locais, destaca a expansão da rede de água e esgoto para atender não apenas o novo bairro, mas também reforçar a vizinhança. Há planos de implementar um jardim de chuva para reduzir alagamentos e melhorar a qualidade de vida na região. Tecnologias, como cabeamento de baixa poluição visual, iluminação LED e Wi-Fi nas áreas comuns, serão incorporadas para promover a conectividade e conforto dos moradores.

A Cidade Sete Sóis Pirituba dará vida ao antigo terreno e estimulará a criação de novos negócios, fortalecendo o senso de comunidade. “O que antes era uma área cercada e inacessível, será transformado em um espaço útil integrado à cidade”, explica Ronaldo Motta, diretor executivo de Desenvolvimento Imobiliário da MRV&CO.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Hammett
  • Cheese coin
  • Pink tiger tomatoes
  • Sandra
  • Supra
  • Marcadet
  • Jany
  • Staub
  • A kind of a map