EDUCAÇÃO

Escritor angolano Pepetela participa de encontro literário em Perus na sexta

Publicado às 9h15

Por Priscila Perez

Na próxima sexta-feira, 18 de outubro, a Biblioteca Municipal Padre José de Anchieta, em Perus, recebe o premiadíssimo escritor angolano Pepetela. O autor participa da segunda edição do Encontro Literário do Coletivo de Educadores de Perus/Pirituba – Áfricas, Memória e Resistência. Na ocasião, o público poderá conhecer a sua obra, além de seus dois novos livros lançados recentemente no país: “O quase fim do mundo” e “O cão e os caluandas”.

Escritor angolano Pepetela
Escritor angolano Pepetela. Foto: Divulgação.

Haverá mesa de debates com o autor, com mediação da professora Rita Chaves, representando o DLCV-USP (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo). Na sequência, haverá sessão de autógrafos.

“O quase fim do mundo” inicia-se em Calpe, cidade fictícia em algum ponto da África, entre as regiões Central e Austral, onde um grupo de pessoas sobrevive a um evento apocalíptico de origem desconhecida. O médico Simba Ukolo, ao voltar para casa após um dia de trabalho, presencia um clarão que ilumina todo o céu.  Toda a vida, ou quase toda, desaparece da face da Terra. A narrativa futurista é cativante, com personagens complexas e com a África como o lugar simbólico do renascer da humanidade.

Foto: Reprodução.

Em “O cão e os caluandas” (originalmente O cão e os calús), o narrador acompanha os caminhos de um cão que, sucessivamente, é adotado por pessoas diferentes. A partir desse olhar do narrador, em que são reveladas as histórias das famílias que adotam o animal, o leitor passa a ter contato com o cenário histórico e político de Angola.

Foto: Reprodução.

Pepetela é também o autor do livro Mayombe, obra indicada para o vestibular do FUVEST, 2019. O evento é organizado pela área de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP e conta com o apoio do Centro de Estudos Africanos da USP, da Editora Kapulana, da Biblioteca Municipal Padre Anchieta.

Palestra do escritor Pepetela em Perus

Quando: 18 de outubro, às 19 horas. Quando: entrada franca. Onde: Biblioteca Municipal Padre Anchieta – Rua Antônio Maia, 658 – Perus.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Oscars
  • Aida
  • back duo
  • trio xxi
  • decisive
  • boyau
  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli