Publicado às 9h15
Por Priscila Perez
Na próxima sexta-feira, 18 de outubro, a Biblioteca Municipal Padre José de Anchieta, em Perus, recebe o premiadíssimo escritor angolano Pepetela. O autor participa da segunda edição do Encontro Literário do Coletivo de Educadores de Perus/Pirituba – Áfricas, Memória e Resistência. Na ocasião, o público poderá conhecer a sua obra, além de seus dois novos livros lançados recentemente no país: “O quase fim do mundo” e “O cão e os caluandas”.
Haverá mesa de debates com o autor, com mediação da professora Rita Chaves, representando o DLCV-USP (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo). Na sequência, haverá sessão de autógrafos.
“O quase fim do mundo” inicia-se em Calpe, cidade fictícia em algum ponto da África, entre as regiões Central e Austral, onde um grupo de pessoas sobrevive a um evento apocalíptico de origem desconhecida. O médico Simba Ukolo, ao voltar para casa após um dia de trabalho, presencia um clarão que ilumina todo o céu. Toda a vida, ou quase toda, desaparece da face da Terra. A narrativa futurista é cativante, com personagens complexas e com a África como o lugar simbólico do renascer da humanidade.
Em “O cão e os caluandas” (originalmente O cão e os calús), o narrador acompanha os caminhos de um cão que, sucessivamente, é adotado por pessoas diferentes. A partir desse olhar do narrador, em que são reveladas as histórias das famílias que adotam o animal, o leitor passa a ter contato com o cenário histórico e político de Angola.
Pepetela é também o autor do livro Mayombe, obra indicada para o vestibular do FUVEST, 2019. O evento é organizado pela área de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP e conta com o apoio do Centro de Estudos Africanos da USP, da Editora Kapulana, da Biblioteca Municipal Padre Anchieta.
Palestra do escritor Pepetela em Perus
Quando: 18 de outubro, às 19 horas. Quando: entrada franca. Onde: Biblioteca Municipal Padre Anchieta – Rua Antônio Maia, 658 – Perus.
Adicione Comentário