Publicado em 27/06/2023 às 8h30
por Redação
Os alunos matriculados no curso de francês do Centro de Estudos de Línguas Paulistano (CELP) nos CEUs Pêra Marmelo e Vila Atlântica, na região de Pirituba/Jaraguá, além das unidades Parque Anhanguera e Jaguaré, estão participando do projeto FrancEcolab promovido pela Embaixada da França, que tem como tema a preservação das florestas brasileiras. Em sua terceira edição, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a educação ambiental no ambiente escolar e capacitar os alunos a agir em prol da biodiversidade. Mais de 130 equipes, representando 57 escolas do país, se inscreveram no projeto.
Nesta primeira etapa, os estudantes dos CEUs da região vão participar de reuniões, formações, palestras e oficinas online sobre os temas ambientais. Sob a orientação do professor Rafael Vital, os alunos têm até o dia 17 de setembro para criar e enviar suas produções. Caso sejam selecionados, terão a oportunidade de participar da grande final em Brasília, com passagens, estadia e alimentação custeadas pela embaixada francesa, incluindo a possibilidade de levar um acompanhante.
Reportagem e literatura
Os estudantes estão organizados em grupos compostos por, no mínimo, cinco pessoas. Na categoria de Ensino Fundamental 1, eles deverão escrever um conto em português, acompanhado de um breve resumo em francês, sobre uma espécie animal ou vegetal a ser preservada. Já na categoria de Ensino Fundamental 2, a missão é criar uma reportagem em vídeo sobre uma espécie ameaçada de extinção, propondo soluções para protegê-la. O vídeo deve ser gravado em português, com legendas em francês ou vice-versa.
Adicione Comentário