Publicado às 9h50
Agência Estado
“Era uma vez uma cidade feita de prédios.” Em tom de fábula (ou caça ao tesouro), o livro Prédios de São Paulo para Crianças reconta parte da história de algumas das construções mais conhecidas da capital paulista, como o Teatro Municipal, o Edifício Martinelli e a Catedral da Sé. Tudo isso, com um guia particular: o cão Miro, da raça rastreador brasileiro.
O livro infanto-juvenil foi lançado neste sábado, 11, no Centro Cultural Banco do Brasil, que é retratado na obra. Ele é idealizado por Matteo Gavazzi, responsável pelos três volumes da série Prédios de São Paulo, que divide a autoria com a jornalista Tatiana Engelbrecht. As ilustrações são de Daniel Almeida.
“Você reparou que parece ter outra construção pousada no topo, com uma cor diferente? Sabe por quê? Para provar que o prédio era seguro e não iria desabar”, narra o cão sobre o Edifício Martinelli.
Segundo Gavazzi, o livro propõe um “passeio interativo” pela capital paulista. “A ideia é contar a história dos prédios, relatar curiosidades, segredos, e também incentivar o olhar. A arquitetura é o ponto de fundo do livro para entender uma história bacana.”
Para o autor, contudo, a aproximação das crianças com os prédios históricos da cidade é uma forma também de valorizar o patrimônio. “Conhecer esses prédios é uma viagem no tempo. A criança não conhece esse tipo de referência senão de filmes e coisas do tipo”, diz.
Adicione Comentário