EDUCAÇÃO

Livros aproximam crianças de prédios históricos e espaços públicos de SP

Obras 'Prédios de São Paulo para Crianças' e 'Casacadabra 2' querem que pequenos leitores compartilhem experiência com parentes e amigos e saiam às ruas para conhecer a capital paulista

Publicado às 9h50

Agência Estado

“Era uma vez uma cidade feita de prédios.” Em tom de fábula (ou caça ao tesouro), o livro Prédios de São Paulo para Crianças reconta parte da história de algumas das construções mais conhecidas da capital paulista, como o Teatro Municipal, o Edifício Martinelli e a Catedral da Sé. Tudo isso, com um guia particular: o cão Miro, da raça rastreador brasileiro.

livro infanto-juvenil foi lançado neste sábado, 11, no Centro Cultural Banco do Brasil, que é retratado na obra. Ele é idealizado por Matteo Gavazzi, responsável pelos três volumes da série Prédios de São Paulo, que divide a autoria com a jornalista Tatiana Engelbrecht. As ilustrações são de Daniel Almeida.

“A ideia é fazer com que crianças, juntamente com os pais, os parentes e os amigos, se apropriem da cidade, saibam que tem muita coisa bacana no centro”, explica Gavazzi. Para isso, o cão Miro lidera os leitores em dois roteiros pela região, que são pensados para serem percorridos a pé sem grandes esforços.
Cão Miro leva leitores
Cão Miro leva leitores ‘Prédios de São Paulo para Crianças’ a locais da cidade de São Paulo, como o Edifício Matarazzo (à direita) e o Edifício Altino Arantes. Foto: Daniel Almeida/Divulgação
Em livro, cachorro conta curiosidades sobre a cidade de São Paulo
Pelo caminho, Miro conta curiosidades, como a inauguração do Teatro Municipal ter possivelmente causado o primeiro congestionamento da cidade e, até, o período em que a editora de Monteiro Lobato funcionou no Palacete São Paulo.

“Você reparou que parece ter outra construção pousada no topo, com uma cor diferente? Sabe por quê? Para provar que o prédio era seguro e não iria desabar”, narra o cão sobre o Edifício Martinelli.

Segundo Gavazzi, o livro propõe um “passeio interativo” pela capital paulista. “A ideia é contar a história dos prédios, relatar curiosidades, segredos, e também incentivar o olhar. A arquitetura é o ponto de fundo do livro para entender uma história bacana.”

Para o autor, contudo, a aproximação das crianças com os prédios históricos da cidade é uma forma também de valorizar o patrimônio. “Conhecer esses prédios é uma viagem no tempo. A criança não conhece esse tipo de referência senão de filmes e coisas do tipo”, diz.

Livro
Livro ‘Prédios de São Paulo para Crianças’ está à venda no site da Gaps Editora por R$ 80. Foto: Divulgação/Gaps Editora
Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jessy
  • l'échelle de la fable
  • Allumées, la nuit
  • le chemin latéral
  • le baobab de Tananarivo
  • Le souk des élégances
  • La gargotte
  • la rencontre inattendue
  • aux limites