Publicado às 11h30
Por Cristina Braga
Já está funcionando o aplicativo “Minha Escola SP”, criado pela Secretaria de Estado da Educação, no qual pais, famílias e estudantes terão acesso a registros de frequência, boletins e atividades dos 3,7 milhões de alunos
matriculados nos ensinos fundamental e médio, em todo o Estado.
O app tem interface intuitiva, de fácil navegação, e os dados estão interligados à plataforma da Secretaria Escolar Digital (SED). Nesta primeira fase de implantação, a novidade está disponível para celulares e tablets com sistema
Android (basta baixar “Minha Escola SP” na Play Store). Para fazer o login, os estudantes devem preencher os campos com os números do R.A (registro do aluno) e a senha que já utilizam na SED. No caso dos responsáveis, antes de fazer o download, é preciso ir até a escola e solicitar o cadastro. A proposta da Secretaria é
que o software sirva para comunicar eventos e datas importantes do calendário escolar.
Alimentação
A ferramenta também vai ajudar na avaliação da merenda servida diariamente nas unidades de ensino. Mais de 1,5 milhão de crianças e jovens das mais de três mil escolas da rede centralizada (sob responsabilidade e gestão do Estado) vão opinar se gostaram ou não do cardápio oferecido e, em caso de negativa, dar sugestões do que pode melhorar. Nos próximos meses, a Secretaria deve elaborar uma devolutiva sobre as primeiras respostas dos estudantes. As prefeituras responsáveis pela distribuição da alimentação nas escolas estaduais (rede descentralizada) também poderão solicitar a inclusão do recurso na ferramental digital.
Carteirinha estudantil
Outra facilidade do app é a carteirinha estudantil – com fotografia, nome, série e unidade. Cada uma traz, ainda, o
QR Code, que será utilizado para checar a identificação do aluno da rede estadual. O documento pode ser visualizado off-line, após o acesso inicial. Um link para a carteirinha estudantil foi adicionado já na página de abertura do aplicativo.
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