EDUCAÇÃO

Unicamp abre inscrição para 1º vestibular indígena; veja como fazer

Universidade ofertará 72 vagas em 28 cursos de graduação para índios

Publicado às 9h30

Folha de SP

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abriu, nesta quarta-feira (15), as inscrições para o primeiro vestibular indígena da instituição.

Faça a sua inscrição aqui.

A medida integra o pacote de inclusão social da universidade. Hoje, o número de ingressantes indígenas tem variado de sete a 17 por ano. Com o vestibular específico, o esperado é que o número suba para ao menos 32.

[ x ]

As inscrições terão de ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 14 de setembro. Serão oferecidas 72 vagas distribuídas em 28 cursos de graduação da universidade, com sede em Campinas (SP).

Do total de vagas, 23 são regulares e as outras 49 são adicionais –se não forem preenchidas, não migrarão para nenhum outro sistema de ingresso.

Para ter a inscrição validada, o interessado terá que comprovar por meio de documentos que pertence a uma das etnias indígenas do país. Também será exigido do candidato um atestado de que ele cursou todo o ensino médio na rede pública ou em escolas indígenas reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação).

Quem obteve a certificação de conclusão do ensino médio por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou de outros exames oficiais do governo, como o Enceja, também poderá disputar uma das 72 vagas.

As inscrições deferidas serão conhecidas no dia 11 de outubro, segundo informou a Comvest (órgão que organiza o vestibular na Unicamp).

As provas serão realizadas em fase única no dia 2 de dezembro nas cidades de Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE) e São Gabriel da Cachoeira (AM).

O teste será composto por 50 questões de múltipla escolha divididas da seguinte forma: linguagens e códigos (14); ciências da natureza (12); matemática (12); ciências humanas (12), além de uma redação.

As 28 opções de curso são: administração, administração pública, arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, ciências do esporte, ciências econômicas, ciências sociais, comunicação social-midialogia, dança, enfermagem, engenharias agrícola, de manufatura, de produção e elétrica; estudos literários, farmácia, filosofia, geografia, geologia, história, letras, licenciatura integrada química/física, linguística, música: licenciatura, nutrição, pedagogia e tecnologia em saneamento ambiental.

A lista de aprovados será divulgada no dia 29 de janeiro.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara duo
  • Xiomara
  • History
  • Minotaure