Publicado às 10h55
Por Cristina Braga
O Instituto Luz aos Cegos, no bairro de Taipas, realiza seu primeiro sarau com os 30 alunos da entidade no próximo dia 22, sábado, a partir das 13h. Aberto ao público, o evento terá apresentação de coral, declamação de poesia em francês e música. Hoje, há uma fila de espera com 79 inscrições, “mas o local não comporta mais alunos”, aponta Cláudio Tadeu Tavares, presidente do instituto.
Além de atendimento psicológico, a Casa oferece cursos de francês, mobilidade, violão, piano e musicoterapia. Recentemente, dois soldados da Polícia Militar, que atuam como voluntários no instituto, ministram cursos de Aikidô e Futsal para cegos. Fernando Ricardo tem 44 anos e frequenta as aulas de piano e musicoterapia. “Aprendemos por meio da música, a partir de um determinado tema, a refletir sobre a qualidade de vida”, conta o aluno.
Tavares enfatiza que todos os cursos são gratuitos e ministrados por voluntários. Mas, para expandir as atividades, é preciso ir além: “necessitamos de parcerias com doações de material didático e, também, de mais uma máquina de Braille para complementar o atendimento”.
Segundo ele, o curso de mobilidade faz toda a diferença na vida do deficiente visual, já que assim “é possível sair de casa, ter acessibilidade e manter sua individualidade”. “Ensinamos a caminhar nas calçadas e
em trajetos com obstáculos, tudo com segurança”, ressalta Tavares.
Conheça a iniciativa
O Instituto Luz aos Cegos está localizado na Rua Teodoro Rodrigues, 183, no Jardim Mariluz, em Taipas. Para mais informações sobre a iniciativa, acesse instituto-luz-aos-cegos.webnode.com e participe das diversas ações realizadas no local, como bingos e bazares.
Adicione Comentário