ENTRETENIMENTO/ESPORTES

Pico do Jaraguá inspira exposição de artes visuais sobre o ponto mais alto da cidade

Publicado em 01/08/2023 às 10h40

por Redação

A exuberância e poesia do Pico do Jaraguá, o ponto mais alto da cidade, serviram de inspiração para a exposição “Jaraguá 1135M” que entrará em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade a partir do próximo sábado, 5 de agosto. Com curadoria de Laerte Ramos, a mostra reúne impressões diversas sobre o ícone da zona noroeste assinadas pelos artistas visuais Alexandre Ignacio Alves, Ana Takenaka, Gabriela Sacchetto, Mariana Serri, Raphael Giannini e Ulysses Bôscolo. A realização é do Adelina Instituto. Olhares e técnicas diferentes têm como ponto de conexão o Pico do Jaraguá, que encanta, atrai e provoca memórias afetivas. O nome da exposição “Jaraguá 1135M” tem a ver com a altura do Pico, que fica a 1.135 metros do nível do mar. É bem alto, o que proporciona ao visitante um belo vislumbre da cidade de São Paulo – um atrativo natural único em meio à região. A exposição é uma homenagem apaixonante pelo point que é a cara da zona noroeste. 

Trabalho do artista Alexandre Ignácio @alexandre_ignacio_alves

Alexandre, um dos artistas participantes, reflete sobre a sua relação com o local. “Elas [as obras] são uma interpretação da paisagem que vejo da janela da minha cozinha. Dela, vejo a face oeste do pico do Jaraguá e todas as mudanças climáticas e cromáticas. Tentei estabelecer uma conversa com a série de pinturas de Claude Monet sobre a catedral de Rouen, nas quais ele pretendia capturar a fachada da catedral em horas diferentes do dia. Tenho o privilégio de, ainda, não ser ofuscado por prédios. O pico continua monumental, se impondo no horizonte.”

Trabalho da artista Mariana Serri @mari_serri

Outro exemplo de como o Pico do Jaraguá pode ser inspirador é o trabalho da artista Mariana Serri, que reflete em sua obra as transformações de dessa montanha “impávida”. “Da janela do meu ateliê tenho vista para o Pico do Jaraguá. Me encontro diariamente com esta montanha que está lá todos os dias e é sempre outra. Se transforma com o tempo, com a luz, com as cores da atmosfera, se aproxima, se distancia, some na neblina e na poluição. Mas está sempre lá, sólida, resistindo. Uma montanha referência, um localizador. Passou a ser um prumo para mim. As pinturas que farão parte da exposição trazem à tona essa relação com o Pico do Jaraguá como referência interna e externa, referência à passagem dos dias, às transformações, à permanência e impermanência, diferentes escalas e perspectivas, em analogias à minha prática, ao meu trabalho no ateliê e ao meu corpo”, conta a artista. Ficou curioso? Acesse o perfil do Adelina Instituto no Instagram para saber mais sobre as obras e os artistas participantes.

Exposição “Jaraguá 1135M”

  • Obras: aquarelas, desenhos, gravuras, pinturas e encáusticas;
  • Quando: até 5 de setembro – de segunda a sexta, das 10h às 20h, e sábados, das 12h às 18h;
  • Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade/Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
  • Quanto: entrada gratuita;
  • Saiba mais em https://oficinasculturais.org.br/espacos-2/oswald-de-andrade.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Pink tiger tomatoes
  • Sandra
  • Supra
  • Marcadet
  • Jany
  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double