Publicado às 10h45
Sempre envolvido com música, o ex-jogador de futebol e comentarista esportivo Walter Casagrande Jr começou em 2018 uma série de eventos em homenagem a um dos ícones da cultura paulista, Adoniran Barbosa, e elegeu o ano de 2018 como o Ano Adoniran Barbosa.
Dando sequência à programação destas ações, em 28 de agosto, terça-feira, às 21h, o Teatro Porto Seguro recebe o segundo evento ADONIRANDO, com o tradicional Conjunto João Rubinato (nome de nascimento de Adoniran Barbosa) e a participação dos convidados: Luiza Possi, Tiago Abravanel e do ator Cassio Scapin, sob a direção de André Acioli. Eles se encontram para numa noite que trará clássicos de Adoniran, como Saudosa Maloca (1951), Trem das Onze (1964), Tiro ao Álvaro (1960) e canções pouco conhecidas do público geral, como As Mariposa (1955), Duas Horas da Madrugada (1970) e Apaga o Fogo Mané (1956).
A ideia deste tributo surgiu no final de 2017, após Casagrande descobrir, através de uma reportagem na TV, que o acervo privado de Adoniran estava armazenado cuidadosamente em uma sala na Galeria do Rock, entretanto, sem acesso à visitação pública e que, devido ao tempo e diversos motivos, precisava de restauração. Casagrande entrou em contato com a filha do artista, Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa, e propôs a realização do projeto Ano Adoniran Barbosa, para que o público pudesse conhecer ou redescobrir esse gênio da cultura brasileira.
As comemorações tiveram início em 31 de janeiro, com o encontro de um verdadeiro time de bambas no Theatro Municipal de São Paulo: Baby do Brasil, Paulo Miklos, Demônios da Garoa, Paulinho Boca de Cantor, Rappin’ Hood, Nasi, Carlinhos Vergueiro, Arrigo Barnabé, Eduardo Gudin, Kiko Zambianchi, Luíza Possi e o Maestro João Carlos Martins, à frente da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP.
Multiartista, o ator, humorista, compositor e cantor Adoniran Barbosa nasceu João Rubinato, mas o sucesso de um dos seus personagens acabou por se confundir com o seu criador, que passa a usar como nome artístico Adoniran Barbosa. O “pai” do samba paulista teve muitas canções consagradas que misturam a história do artista com a história da cidade de São Paulo.
Fundado em 2009, na cidade de São Paulo, o Conjunto João Rubinato trabalha na pesquisa e difusão da vasta e variada obra musical de Adoniran Barbosa. A trajetória como ator de rádio, cinema e televisão, abrangendo ainda sua história de vida pessoal, como a admirável habilidade para construir brinquedos com sucata.
Serviço
ADONIRANDO – Homenagem a Adoniram Barbosa
Quando: 28 de agosto, terça-feira, às 21h
Quanto: R$ 200,00 plateia / R$ 160,00 balcão/frisas
Onde: Teatro Porto Seguro. Alameda Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos
Adicione Comentário