ESPAÇO DO LEITOR

Leitora alerta sobre onda de vandalismo e criminalidade em Pirituba: cabos da CET e da rede de energia são frequentemente furtados

Publicado em 20/06/2022 às 11h

por Redação

A leitora Maria Edivânia encaminhou recentemente à redação um desabafo sobre a onda desenfreada de furtos de cabos, tanto da rede elétrica quanto da CET, que vem acontecendo na zona noroeste. Como a FN já havia adiantado, a Estrada Turística do Jaraguá e a Avenida Mutinga são as vias mais visadas pelos criminosos. Edivânia alerta para o que chama de “onda de vandalismo e criminalidade”, que segundo ela “vem aumentando nos últimos seis meses”. Confira o relato da moradora na íntegra:

Estrada Turística do Jaraguá. Foto: Reprodução/Street View.

Insegurança em Pirituba

“Meu nome é Maria Edivânia e gostaria de saber como faço para tornar público o aumento da onda de vandalismo e criminalidade no bairro de Pirituba, mais precisamente nas mediações do Colégio Miranda. Há cerca de seis meses, os furtos de fios da rede de energia ocorrem, praticamente, todos os dias. Há sempre algum morador solicitando a religação do serviço de energia (os furtos ocorrem em meio à luz do dia!). Os moradores têm seus quintais invadidos por vândalos, que furtam todo o tipo de material que contenha em sua composição metal (cobre, alumínio e ferro são os preferidos). Nem mesmo a CET é poupada: faz mais de 15 dias que o farol em frente ao Ponto de Táxi Turístico, na Estrada Turística do Jaraguá, altura do número 700, deixou de funcionar. Vazamentos são frequentes, pois os hidrômetros fazem parte da lista de objetos furtados na mesma região. Se aumentou o número de pequenos furtos, aumentou também o número de vítimas de sequestro relâmpago e roubos nas ruas adjacentes (principalmente na Rua das Virgens e nas proximidades do posto de gasolina). A vizinhança tem buscado soluções como a organização de grupos de WhatsApp, em que todos possuem as mesmas informações atualizadas para permanecerem mais atentos; além da contratação de vigias e seguranças nos trechos mais comprometidos. Porém, nada disso tem funcionado muito. Desse modo, com a divulgação dessa situação, acredito que possamos obter um olhar mais atento do Poder Público de modo a reduzir a atuação desses vândalos e criminosos. Os moradores estão em “estado de alerta” e não conseguem mais ficar em seus lares em segurança. Os custos das faturas dos serviços de energia, água e gás já estão altos. E como temos que constantemente “resolicitá-los”, as contas estão ficando ainda mais caras.”

Maria Edivânia

RESPOSTA

Asessoria Polícia Militar e CET

A Polícia Militar informa que está atenta aos indicadores criminais e mantém contato direto com os moradores para conhecer as necessidades da região. Os dados mostram que os indicadores estão dentro dos padrões do Estado. A instituição ressalta que, para melhorar a sensação de segurança, intensificou o policiamento na região realizado por meio da Força Tática, Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM), Policiamento com Base Comunitária Móvel e Policiamento do Radiopatrulhamento. Para coibir os casos de roubo, furto e receptação de fios e cabos elétricos, as forças de segurança ainda reforçaram a fiscalização nos estabelecimentos que comercializam esse tipo de material e trabalham em parceria com órgãos municipais e concessionárias de serviços públicos. Como resultado dessas atividades, do início de 2021 até abril deste ano, cerca de 52 toneladas de fios e cabos de cobre, alumínio e fibra óptica foram apreendidos pelo Deic. No período, cerca de 36 criminosos foram presos durante as ações de combate a crimes dessa natureza. Todos os casos registrados são investigados, por isso a importância do registro do BO. A notificação é essencial para orientar o policiamento nas ruas e possibilitar investigações para a detenção dos autores. Além das unidades territoriais, o registro pode ser feito pela Delegacia Eletrônica: (www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br).

Em atenção à reclamação da leitora Maria Edivânia, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que os semáforos do bairro de Pirituba são alvos constantes de furtos e vandalismo de cabos e outras peças semafóricas, como controladores e caixas de passagem. Em todas as vezes, a manutenção é prontamente acionada para restabelecer os equipamentos no menor tempo possível. Entretanto, o problema é recorrente na região, assim como em grande parte da cidade.  A CET vem registrando um aumento substancial dos casos de furto e vandalismo de equipamentos semafóricos e cabos de alimentação na capital paulista. Nos quatro primeiros meses de 2022, foram registrados 2.600 casos de furto e/ou vandalismo. O número representa, em média, 22 semáforos danificados por dia. Trata-se de um aumento de 85% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram contabilizadas 1.405 ocorrências. Até abril, foram reinstalados 179 quilômetros de fiação elétrica nos equipamentos alvos de dano ao patrimônio. Para minimizar o volume das ocorrências, a CET tem feito o alteamento dos controladores semafóricos, a concretagem e soldagem das tampas das caixas de passagem da fiação, bem como das janelas de inspeção das colunas semafóricas. A Companhia atua, ainda, conjuntamente com a Secretaria de Segurança Pública, Polícias Civil e Militar e com a GCM para a adoção de medidas que combatam esse tipo de crime tão nocivo à cidade. A população pode ajudar. Ao flagrar um ato criminoso, denuncie pelo 190 ou 156.

Veja também: “Estrada Turística do Jaraguá é uma das vias com mais casos de furtos e vandalismo a semáforos na zona noroeste”

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch
  • Coco