Publicado às 11h
Por Gabriel Cabral
Na última quinta-feira, 25 de outubro, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) – Distrital Noroeste, localizada em Pirituba, realizou comemoração anual que homenageia policiais militares, civis e guardas civis metropolitanos (GCMs) do Estado com o troféu Marco da Paz.
Os homenageados da noite têm atuação na zona noroeste da cidade. Compuseram a mesa do evento o Subtenente Ronaldo Alexandre Silva, Comandante de Prontidão do Posto de Bombeiros Pirituba; Dr. Emílio Carlos Pernambuco, Delegado Titular do 74º DP; Dr. Luis Roberto Hellmeister, Delegado Titular do 46º DP; Dr. Valnoy Pereira Paixão, Diretor Superintendente da ACSP Distrital Noroeste; Cel. PM Alexandre Gomes Bento, Comandante do CPA/M5 – Oeste; Inspetor Ferreira, Superintendente da GCM; e André de Souza Peixoto, Conselheiro Nato da ACSP – Distrital Noroeste, neste ato representando o Subprefeito de Pirituba/Jaraguá, Ivan Lima.
A Folha Noroeste entrevistou o Coronel PM Alexandre Gomes Bento, que falou sobre a importância da entrega do prêmio Marco da Paz aos profissionais de segurança pública do Estado. “A homenagem é um agradecimento da sociedade”, disse. “A segurança pública vai muito além da atuação do policial. Ela envolve muitas áreas, como saúde, educação, saneamento básico e abastecimento”. Bento vê com otimismo o crescimento e a evolução do Brasil e garante que a segurança da população também ganha com tais avanços. “Muitos entendem que não existe valorização aos policiais e guardas, mas percebemos esse reconhecimento pela entrega do prêmio”, finalizou.
Valnoy Paixão, diretor superintendente da seção noroeste da ACSP, também refletiu acerca da importância da premiação. “Essa é a 15ª edição de entrega do Marco da Paz, realizada em todas as distritais. Acreditamos que, aos poucos, plantando sementes, nós conseguiremos bons resultados para a segurança pública”, afirmou Paixão. “A premiação tem uma simbologia de grande importância, tendo em vista o momento de ódio e violência que vivemos em todos os cantos do país”. Ele também comemorou a atuação das mulheres em diversos cargos da área policial, inclusive como delegadas. “Vi algumas delegadas novas e elas são muito importantes, porque, hoje, as mulheres estão em todas as profissões e isso é razão de muita alegria, sobretudo em vista da violência contra a mulher que também tem aumentado”, disse, “as mulheres policiais são duronas e não perdoam as barbaridades que têm ocorrido”.
Empoderamento
A delegada aposentada Celi Paulino Cartola também cedeu entrevista à Folha Noroeste e falou o quão é fundamental a entrega do Marco da Paz, porque, segundo ela, “valoriza o policial abnegado, que sai de casa e não sabe se voltará”, e completou: “um incentivo e um ‘muito obrigado’ fazem a diferença para o profissional”. Celi também comemora o crescente aumento de mulheres entre os profissionais de segurança. “Fico grata em ver quantas mulheres poderosas e empoderadas assumiram cargos, porque a balança fica estabilizada. Se há muitos homens e poucas mulheres a balança cai. Agora tendo homens e mulheres em conjunto, há mais estabilidade, igualdade e justiça para todos. Temos pessoas de ambos os gêneros em união no combate ao crime”, afirmou.
A recente aposentada, que atuou desde 1987 na área policial, também contou não ter sofrido preconceito, porém, relatou já ter ouvido muitas histórias de colegas que sofreram com este tipo de situação. “A falta de reconhecimento em relação às mulheres e pensamentos machistas estão sendo reduzidos”, disse. Para ela, o fim dos abusos, estupros e feminicídios partem de um necessário investimento em educação. “As meninas crescem e vivem relacionamentos abusivos e por isso precisamos investir massivamente em educação, falar sobre a Lei Maria da Penha para as crianças e mostra o que os homens devem ou não fazer”, opinou.
A atuação das mulheres nas delegacias é de suma importância, segundo Celi, porque elas atuam de forma sensível e prontas para escutar a outra. “As mulheres que relatam violências precisam ser escutadas, porque as vítimas precisam se abrir e contar tudo o que está represado. A Delegacia da Mulher tem que ser diferente, tem que haver escuta”, finalizou.
Confira a lista completa de profissionais da segurança pública que foram homenageados na noite. Em seguida, veja também fotos da comemoração.
- CB PM MILTON DA SILVA – 1ª Cia. do 18º BPM/M
- 1º SGT PM ROBERTO INÁCIO DE PAIVA – 2ª Cia. do 18º BPM/M
- CAP PM ADRIANA ANGÉLICA MARQUES PORTO – 1ª Cia. do 49º BPM/M
- 2º SGT PM FERNANDO AUGUSTO PIEDADE – 2ª Cia. do 49º BPM/M
- 2º SGT PM FERNANDO DOS SANTOS BRACEIRO – 3ª Cia. do 49º BPM/M
- 2º SGT PM PEDRO TADEU DE CARVALHO JÚNIOR – Posto de Bombeiros – Pirituba
- ROGÉRIO MIRANDA – Investigador de Polícia do 28º Distrito Policial
- JORGE MIGUEL – Investigador de Polícia do 74º Distrito Policial
- JEAN LOURENÇO DA SILVA – Agente Policial do 87º Distrito Policial
- VANESSA SANTOS BREYER – Escrivã de Polícia do 33º Distrito Policial
- ALINE ALBUQUERQUE FERREIRA – Delegada de Polícia 46º Distrito Policial
- YURI GLISER DE SOUZA SERAFIM DOS SANTOS –Escrivão de Polícia do 46º Distrito Policial
- EDNA APARECIDA DIONISIO AMARAL – Investigadora de Polícia da 4ª DDM
- CÉLIA DOMINICALI ARAÚJO RODRIGUES – Escrivã de Polícia da 9ª DDM
- SUBINSPETOR ELSON DOS SANTOS DE SOUZA – GCM IR Pirituba
- INSPETOR SUPERINTENDENTE GENILDO BATISTA DE SOUZA– COMANDANTE OPERACIONAL NORTE – DA GCM
- INSPETOR SUPERINTENDENTE ELIAZER RODELLA – COMANDANTE OPERACIONAL OESTE DA – GCM
- INSPETOR SUPERINTENDENTE CARLOS ALEXANDRE BRAGA – Comandante Geral da GCM/SP
- CELI PAULINO CARLOTA – Delegada de Polícia (Homenagem Especial / Surpresa)
Adicione Comentário