REGIONAL

Alunos da escola Rui Bloem em Pirituba expõem obras inspiradas na Semana de Arte de 1922

Publicado em 05/09/2022 às 9h20

por Redação/via G1

A EMEF Rui Bloem, em Pirituba, como parte das celebrações de seus 55 anos (a escola foi inaugurada em 3 de setembro de 1967), foi palco no último sábado, 3 de setembro, de uma pujante exposição de artes plásticas inspirada na famosa Semana de Arte Moderna de 1922. Os responsáveis pela vernissage foram os próprios alunos da escola, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que aprenderam a se expressar criativamente por meio do projeto “Pintura em Tela”, uma bem-vinda iniciativa que acontece no local sob a supervisão da professora de Artes Priscila Trentin. Ao todo, foram expostas 50 obras assinadas pela garotada da Rui Bloem.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Identificação

A exposição foi uma experiência única, impulsionada pelo centenário do modernismo brasileiro e também pela história de vida dos artistas envolvidos no movimento. “Quando a gente começa a contar da vida da Tarsila do Amaral ou da Anitta Malfatti, que passaram por problemas psicológicos ao terem sua arte criticada por Monteiro Lobato e não terem sido aceitas inicialmente pela sociedade, elas logo criam um vínculo imediato. Porque muitas delas não têm oportunidade em casa de expressar o que sentem ou o que querem para o futuro”, conta a professora. As aulas de Arte têm um significado único para a comunidade da Rui Bloem, que agradece a professora por estimular a criatividade desses pequenos artistas e também por ocupar o tempo com “educação de qualidade”. Quem está no projeto não fica em casa, ou na rua, sem fazer nada. “A arte se transforma numa janela para o mundo de cidadania e valorização individual.”

Colaboração

As tintas, telas e molduras utilizadas pelos alunos foram compradas com verba especial da Prefeitura, mas também houve colaboração da comunidade, que contribuiu com panos e madeiras para a confecção das molduras.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Querschnitt
  • Sunbath
  • Run, run, run, the bullet is close to you (ou la tentative d'assassinat d'un coureur de jupons)
  • Le crêpier
  • La déesse de l'Abondance
  • Ufer
  • Bridge
  • Ballhaus
  • Training