Publicado em 30/06/2023 às 9h
por Redação
Frio, calor e muita chuva. Essas oscilações climáticas têm favorecido a proliferação do mosquito Aedes aegypti na cidade desde o início deste ano. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 37 dos 96 distritos paulistanos apresentam um índice médio de incidência de dengue, variando entre 100 e 300 casos por 100 mil habitantes (para ser classificado como epidemia, o coeficiente deve ser maior que 300).
Na zona noroeste, Barra Funda, Lapa, Freguesia do Ó e São Domingos são os bairros que apresentam a maior incidência da doença, mantendo a tendência de elevação já identificada nos últimos boletins epidemiológicos. No mais recente, publicado no dia 27 de junho, a Barra Funda registrou 223,2 casos por 100 mil habitantes. Já a Lapa apresenta uma média de 156,7 casos; seguida por Perdizes e Freguesia do Ó, com 154,3 e 148,7 ocorrências, respectivamente. O distrito de São Domingos aparece na sequência com a média de 144,3 registros por 100 mil habitantes, sendo o que apresenta maior registro de casos na região de Pirituba/Jaraguá. Por aqui, Pirituba já apresenta o coeficiente de 100,3, que o coloca entre os distritos com “incidência média” de dengue. Jaraguá, por sua vez, é o distrito onde a doença tem caminhado mais devagar, segundo o boletim: são 71 casos por 100 mil habitantes. Uma situação semelhante pode ser observada no bairro de Perus, onde a incidência é ainda menor, de 60,5.
O que os números dizem?
A análise dos números recentes revela que a incidência da dengue ainda é considerada média na região, mas há evidente tendência de elevação no número de casos em alguns bairros. Um exemplo disso é o distrito de São Domingos, que havia registrado 93,5 casos de dengue por 100 mil habitantes em maio. Para impedir o avanço da doença, serão necessários novos mutirões como os realizados naquele mês para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito. Até o momento, a Prefeitura realizou 2.186.458 ações de prevenção em toda a cidade, de acordo com a SMS. Neste ano, já foram registrados 10.520 casos.
Adicione Comentário