REGIONAL

EMEF de Pirituba cria festival de curtas-metragens para estudantes de toda a cidade; inscrições até 04/08

Publicado em 03/07/2023 às 8h30

por Redação

Alunos das redes pública e particular estão convidados a participar do primeiro Festival de Cinema LiberArte, uma iniciativa da EMEF Gal. Liberato Bittencourt, da DRE Pirituba/Jaraguá. O idealizador do projeto é o professor de História Renan Joele, que dá aulas há cinco anos na escola piritubana e há três atua também como Professor Orientador de Educação Digital (Proed). As inscrições são gratuitas e abertas a filmes de todos os formatos e gêneros de curta-metragem (com duração de até 20 minutos), produzidos em qualquer data, que tenham sido realizados por crianças e adolescentes de escolas da cidade de São Paulo. Para participar do festival, é necessário preencher o formulário online (disponível no link https://bit.ly/3ri4RTp) até 4 de agosto. Já a divulgação dos ganhadores ocorrerá no dia 26 de agosto, das 8h às 12h, na própria escola, localizada na Rua Arnaldo Alvernaz Nunes, 320, no Jardim São José.

Foto: Reprodução/Prefeitura de SP

O projeto nasceu no ano passado, quando o professor Renan introduziu o Cine Clube Liberato, com discussões sobre obras ligadas aos direitos humanos. Depois, como uma segunda parte do projeto, ele fez um laboratório de cinema para explicar aos alunos como fazer um roteiro, editar e dirigir, com noções de fotografia e direção de arte. O resultado dessa empreitada foi o curta-metragem Clara Beethoven (veja abaixo), que conta a história de uma garota de família humilde que ganhou uma bolsa para estudar em uma escola de elite e sofre bullying dos outros estudantes. “A apresentação foi no Dia da Família, em dezembro, e todos se emocionaram. Este trabalho teve a mobilização de toda a escola, de alunos, professores, coordenadores. Fizemos teste de elenco e mais de 100 pessoas participaram. Sou um entusiasta do audiovisual e fico bem animado em ver os alunos empolgados com este mercado”, conta o professor. Já no início deste ano, o projeto ganhou o reforço de uma parceria da Kinoforum, responsável pelo Festival Internacional de Curtas-Metragens de SP. “Os alunos tiveram uma oficina prática de 16 horas. E gostaria de ressaltar que todos os professores se envolvem nos projetos. A diretora Marlene é muito engajada.”

Festival vai reunir a comunidade no dia 26 de agosto

Inicialmente, o Festival de Cinema LiberArte seria restrito à unidade de ensino piritubana. No entanto, todos perceberam que o projeto poderia crescer. “Assim, todos têm chance de mostrar seus talentos. Sabemos que muitas escolas também desenvolvem ótimos trabalhos nesta área”, destaca o professor. A divulgação dos ganhadores será no dia 26 de agosto, das 8h às 12h, na própria EMEF. O evento é gratuito e aberto ao público, sobretudo a crianças e adolescentes, educadores, pais e responsáveis, além de apreciadores do audiovisual. Durante o encontro também haverá a exibição dos curtas-metragens selecionados pela Comissão de Seleção do Festival. Além disso, ocorrerá a mostra competitiva e a premiação do melhor filme nas seguintes categorias: Prêmio Melhor Filme, votado por um Júri Oficial; Prêmio Especial das Crianças, votado por um Júri Infantil; e Prêmio Aclamação Popular, votado por todos os presentes no evento.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch
  • Coco