REGIONAL

Carrapatos no Parque Pinheirinho D’Água reforçam ação de barreira em escolas

Publicado às 10h

Por Cristina Braga

No começo do mês, sete capivaras foram atingidas por uma infestação de carrapato-estrela no Parque Pinheirinho D’Água, localizado no Jaraguá, e acabaram morrendo. A partir daí, escolas e creches que funcionam ao redor da área verde tomaram medidas de prevenção contra o inseto, que tem os equídeos como hospedeiros preferidos, mas pode também parasitar bovinos, animais domésticos e silvestres. A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela infectado por uma bactéria. Entretanto, para transmitir a doença, ele precisa ficar ao menos quatro horas fixado na pessoa.

Dedetização em áreas externas de creche e escola garante proteção a alunos que circulam pelo entorno do parque

A Escola Municipal Deputado Rogê Ferreira tomou medidas de prevenção e chamou todos os agentes de saúde envolvidos sob a orientação da SUVIS (Vigilância Sanitária) nas últimas semanas. Foi realizada a dedetização na área externa como barreira de proteção, principalmente porque a instituição fica dentro do parque. Segundo o diretor Fernando José Mendonça de Araújo, a unidade tem 850 alunos em dois turnos, manhã e tarde. “Apenas um jovem de 13 anos foi picado. Ele está sob vigilância da equipe do posto de saúde e passa bem.”

Segundo Dr. Wagner Fracini, da Supervisão Técnica de Saúde Pirituba/Jaraguá, não há nenhum caso de transmissão da febre maculosa na região. “Estamos vigilantes com relação ao problema. Vamos realizar uma ação para orientar a população sobre o carrapato no próximo dia 3, no CECCO [Centro de Convivência e Cooperativa] Jaraguá e nas UBSs City Jaraguá e Jardim Panamericano.” A CEI Jaraguá I, que também fica ao lado da área verde, realizou dedetização de barreira na área externa no último dia 27. A creche conta com 53 crianças.

Parque Pinheirinho D’Água, no Jaraguá. Foto: Divulgação.

A reportagem da Folha Noroeste procurou a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, que falou a respeito do caso. Veja a nota na íntegra:

A Divisão da Fauna Silvestre (DFS), da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), fará interdição parcial, preventivamente, a partir do dia 30 de setembro, em áreas o parque Pinheirinho D’Água por onde circulam as capivaras (região de mata), em função da constatação da presença de carrapatos no local. As trilhas do local também serão isoladas, pois não permitem serviço preventivo de roçagem, que vai evitar a propagação dos parasitas. As ações de vigilância ambiental envolveram, por parte da UVIS Pirituba, a coleta de amostras de carrapatos, confirmando sua presença, sem qualquer indício da Febre Maculosa no Município de São Paulo.

Preventivamente, a equipe da UVIS recomenda que se evite o deslocamento em áreas sabidamente infestadas ou, se for inevitável, usar roupas claras e cobrir o corpo, para identificar a presença do parasita. A SVMA reitera sua preocupação em apurar os fatos e tomar todas as medidas cabíveis para reduzir a infestação de carrapatos. Equipes mantêm monitoramento de animais silvestres de vida livre e coleta de amostras biológicas, quando necessário.

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • back duo
  • trio xxi
  • decisive
  • boyau
  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli
  • Inglorious
  • Campidoglio