REGIONAL

Casos de vandalismo a semáforos quase dobram na capital: Estrada Turística do Jaraguá é a recordista na região

Publicado em 29/04/2022 às 8h50

por Redação

Num dia comum, 21 semáforos ficam inoperantes na capital porque criminosos roubaram cabos e fios para vender o cobre como sucata. A média diária, bastante expressiva, representa o salto no número de furtos e vandalismos a semáforos registrado pela CET neste ano: entre janeiro e março, foram 1.849 ocorrências, contra 968 em 2021. O aumento é de 91%, segundo a Companhia.

Por outro lado, se os equipamentos param de funcionar, gasta-se ainda com a manutenção, não é mesmo? Pois é, em apenas três meses, foram reinstalados 126 quilômetros de fiação nos semáforos vandalizados, o suficiente para percorrer a distância entre a capital e a cidade Paraibuna, no interior do estado.

Foto: Reprodução/Prefeitura de SP
Alvo dos criminosos

Na zona noroeste, a via recordista de casos desse tipo é a Estrada Turística do Jaraguá, a sétima mais visada pelos criminosos no primeiro trimestre de 2022. É bem comum encontrar algum equipamento inativo de um dia para o outro na região, colocando em risco a travessia segura de pedestres e o fluxo “organizado” de veículos. O que acontece, na prática, é o seguinte: o pedestre, ciente de sua preferência, tenta atravessar direto, e o motorista, sem ter o semáforo o orientando, pode acabar despeitando-o, sob a justificativa de que o equipamento estava quebrado. O risco de acidentes aumenta a cada aparelho desligado.

Estrada Turística do Jaraguá. Foto: Reprodução/Street View

Outra via da região onde ocorrem casos desse tipo é a Avenida Mutinga, especialmente no cruzamento com a Rua Desemb. Cândido da Cunha Cintra. O furto de cabos é relatado com frequência pela CET.

Para contornar a crescente onda de furtos e vandalismo, a Companhia tem feito o alteamento e o reforço nas portas do controladores semafóricos, além da concretagem e soldagem das tampas das caixas de fiação. Lembrando que, para denunciar esse tipo de ocorrência, basta entrar em contato pelo telefone 190.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)